pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Gonçalves
Publicado a: 12/02/2025

A segunda faixa de sempre do septeto minhoto.

xauxau dodô aponta à crise climática com uma crítica irónica num novo single

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Gonçalves
Publicado a: 12/02/2025

xauxau dodô está de volta com um novo e homónimo single que convida o público a refletir sobre a relação humana com o planeta e a crise climática.



Nesta “conversa de mudos”, as perguntas do viajante espacial são constantemente ignoradas ou desvalorizadas, numa clara alusão à indiferença com que muitos encaram as crises ambientais. Com uma sonoridade marcada por ambientes cósmicos e grooves enérgicos, o septeto minhoto transporta-nos para uma narrativa alegórica, onde um astronauta tenta, em vão, comunicar com a torre de controlo, que insiste que tudo está normal, numa metáfora mordaz sobre a negação das alterações climáticas. A escolha do dodô como símbolo da banda reforça esta crítica. Extinto pela acção humana, o dodô representa a irresponsabilidade e a incapacidade de antecipar consequências, ilustrando a tendência de ignorar os sinais de alerta até já ser tarde demais.

Formados por André Blast (percussão), Gonçalo Cravinho Lopes (baixo), Jorge “Cientista” Carvalho (bateria), José Luís Carvalho (sintetizadores), Maria João Leite (voz e saxofone), Ricardo Rodrigues (saxofone) e Tiago José (guitarra), os xauxau dodô gravaram o novo tema no Estúdio do Meio, com Jorge “Cientista” Carvalho. A mistura e masterização ficaram a cargo de Zé Ferreira, no Estúdio NICE em Esposende, contando ainda com a participação especial de Tomás Alvarenga nos sintetizadores.

Lançada em Novembro de 2023, “Plantai-as” foi a música de estreia deste conjunto formado em Barcelos que inclui artistas oriundos de outros projectos como OCENPSIE, Pé Roto ou Confraria Afro-Gaélica.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos