Entre os dias 9 e 12 de Abril, a cidade de Guimarães volta a ser palco para o Westway Lab, que anunciou ontem as primeiras confirmações para aquela que será a sua 12ª edição, novamente a acontecer no Centro Cultural Vila Flor. Os passes gerais estão neste momento à venda em regime early bird e custam 25€ (acesso aos concertos) ou 50€ (acesso aos concertos e às conferências).
Da cena musical nacional surgem representados no cartaz deste ano emmy Curl e Fidju Kitxora, dois artistas a operar em campos sonoros muito distintos — a primeira recuperou a tradição portuguesa para o espectro da pop no ano passado com o seu mais recente disco Pastoral, enquanto que o segundo trouxe para a nossa cultura mestiça mais um pedaço da herança de Cabo Verde via Racodja, trabalho também editado em 2024 e que passou pelas páginas do ReB através de uma entrevista com o seu autor. Para a cidade berço segue também o repertório intimista do brasileiro Chico Bernardes e o psicadelismo da banda sueca MaidaVale.
Além dos concertos tradicionais, o Westway Lab será também palco para uma série experiências em estúdio, que juntarão vários artistas em contexto de criação nas semanas que antecedem o festival para depois, já no decorrer do evento, mostrarem ao público nos primeiros dois dias do certame os resultados que colheram desse momento. Outro dos pilares do Westway são as conferências e debates, segmento que também já viu revelados alguns nomes — são eles The Legendary Tigerman, Tiffany Fukuma, Turo Pekari e Paola Wescher.