XEXA está prestes a lançar o seu primeiro álbum em nome próprio. Vibrações de Prata é editado (em formato vinil e digital) pela Príncipe Discos na próxima semana, a 27 de Outubro. O single “Assim” já se encontra disponível no Bandcamp da artista.
Depois de completar o Calendário Sonoro de 2021 — mixtape que compôs com base nos 12 ciclos lunares do ano —, a produtora luso-são-tomense, criada na Quinta do Mocho e radicada em Londres (para onde se mudou com o objectivo de ingressar na Guildhall School of Music & Drama), está pronta a estrear-se em formato longa-duração.
Vista como uma carta de naipe diferente mas do mesmo baralho do afrofuturismo desenvolvido pela turma Príncipe, a compositora e sound designer propõe-se agora a mergulhar ainda mais fundo nas múltiplas ambiências sonoras que tem vindo a explorar, fazendo-se valer, por isso, desde a sua própria voz a toda a panóplia de sintetizadores que frequentemente usa durante o seu processo de criação musical. “Clarinet Mood”, o último tema do disco, surgiu, aliás, durante o curso levado a cabo na capital inglesa — faixa essa que acabou por fazer parte do portefólio apresentado pela artista em contexto académico. Outras delas — designadamente “Assim”, “Nha Dêdê”, “Fragmented Breath” e “Prendes Nh’Alma” — vêem-se recuperadas do Calendário Sonoro e conquistam um espaço próprio no alinhamento deste Vibrações de Prata.
[CAPA]
[TRACKLIST]
A1. Libélula
A2. Nha Dêdê
A3. Fragmented Breath
A4. Silver XEXA
A5. Assim
A6. Sisters Dancing
A7. Prendes Nh’Alma
A8. SectionAudio
B. Clarinet Mood