pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/02/2025

A não perder até Abril.

Sylvie Courvoisier & Mary Halvorson, Mary Ocher ou Romeu Bairos a caminho do Theatro Gil Vicente, em Barcelos

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/02/2025

São seis os concertos em destaque dentro da programação do Theatro Gil Vicente, em Barcelos, para os próximos dois meses.

“Parents’ House” é uma porta aberta para a memória, onde o piano de Rui Massena nos conduz por recantos íntimos da infância e da vida. Entre paisagens sonoras e uma envolvente cénica imersiva, esta performance transforma-se numa viagem sensorial, onde cada nota é um regresso a portos seguros e sonhos antigos. Em dose dupla, podem apanhá-la no Theatro Gil Vicente dias 27 e 28 de Fevereiro.

Em Novas Canções da Terra (2023), Catarina Carvalho Gomes estreia-se como cantautora, tecendo temas nos quais a tradição e a poesia se entrelaçam. Da folk ao indie e do jazz ao fado, a voz da artista guia-nos por episódios de luto, fascínio e herança, reflectindo os ciclos humanos na natureza. Com um quarteto de músicos ao seu lado, Catarina Carvalho Gomes faz a apresentação ao vivo deste disco no dia 7 de Março.

Uma semana depois, a 14 de Março, Daniel Pereira Cristo traz para o palco Malva Globo, um disco que marca uma década de viagem musical. Após de conquistar o Prémio Carlos Paredes com Cavaquinho Cantado (2017) e de virar o mundo De Pernas para o Ar (2022), o artista bracarense abraça agora um registo mais cantautoral, pintando a tradição da música portuguesa com as cores do presente.



Mary Ocher redefiniu os limites entre pop e vanguarda com Your Guide to Revolution (2024), um hino electrificado à esperança que agora se fará sentir em Barcelos, no dia 15 de Março. O sucessor de Approaching Singularity: Music for The End of Times (2023) tece um mosaico sonoro onde pós-punk, techno desconstruído e sintetizadores cósmicos se encontram.

Nascido nas Furnas, Romeu Bairos carrega a alma açoriana na sua música, reinventando os cantares tradicionais com novas sonoridades e instrumentos, como a viola de dois corações. Depois de passar pelo Festival da Canção e pela série Rabo de Peixe, prepara-se para lançar Romê das Fürnas, o aguardado álbum de estreia, produzido por B Fachada, que apresentará no Theatro Gil Vicente a 3 de Abril.

Sylvie Courvoisier e Mary Halvorson são arquitetas sonoras que reinventam o jazz moderno e encontram-se em Barcelos no dia 10 de Abril. A primeira, pianista suíça, equilibra o clássico e o experimental com um virtuosismo imprevisível, enquanto que a guitarrista americana transforma a noção de composição ao fazer das suas criações um terreno populado por um constante fluxo de ideias. Juntas, desafiam fronteiras e expandem os limites da improvisação, criando música que é pura combustão criativa, como podemos escutar no seu novíssimo Blue False Indigo, editado na passada sexta-feira.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos