Coimbra prepara-se para receber um espectáculo inédito que une tradição e modernidade para uma homenagem a dois símbolos da história portuguesa: Carlos Paredes e a Revolução dos Cravos. O concerto “Paredes de Abril”, concebido pelo DJ e produtor Stereossauro, terá lugar na Praça do Comércio, no dia 25 de Abril, às 18h00 — a entrada é livre.
Com a chancela da Câmara Municipal de Coimbra, este evento insere-se nas celebrações do 51º aniversário da Revolução de 1974 e no centenário do mestre da guitarra portuguesa. Para esta viagem sonora única, Stereossauro convocou um leque de artistas de diferentes linguagens musicais, entre os quais DJ Ride, Ricardo Gordo, Ana Magalhães, Pedro Jóia, Beatriz Rosário e Ricardo Silva. A performance contará ainda com a participação especial de Rui Pato, guitarrista que acompanhou José Afonso em momentos determinantes da sua carreira.
Conhecido pela sua abordagem inovadora ao fado, ao hip hop e à música electrónica, Stereossauro tem explorado a interseção entre tradição e contemporaneidade, colaborando com nomes como Carlos do Carmo, Camané, Ana Moura e António Chainho. A sua reinvenção do clássico “Verdes Anos”, de Carlos Paredes, ao lado de DJ Ride, tornou-se no maior marco desse legado musical que tem sido erguido pelo artista nascido Tiago Norte. Posteriormente, discos como Bairro da Ponte, +351 e o mais recente Quatro Paredes vieram reforçar esse seu propósito na música portuguesa.