No próximo domingo, num Sob Escuta inserido num fim de semana especial na FNAC do Chiado, em Lisboa, em que se assinala mais um Record Store Day, Rui Miguel Abreu recebe o saxofonista Carlos Martins no sofá do auditório para um mergulho em Sempre, álbum de 1999 que mereceu agora reedição em vinil.
Escreve Rui Miguel Abreu, director do Rimas e Batidas que é igualmente o mentor da programação mensal Sob Escuta na FNAC do Chiado, na agenda cultural daquela cadeia de lojas: “Há 20 anos, enquanto parte dos quadros da Valentim de Carvalho, assisti de perto ao nascimento do álbum Sempre de Carlos Martins. Duas décadas depois é com enorme prazer que assisto à sua chegada ao melhor de todos os formatos. Em fim de semana de celebração do Record Store Day, quando o vinil é rei, pegamos num clássico do jazz português que soube ele mesmo pegar num cancioneiro muito particular para lhe oferecer a dimensão que reconhecemos aos standards e escutamos com atenção este Sempre. Com a presença de Carlos Martins”.
Pelas 18h30 de domingo, a FNAC do Chiado convida então à escuta atenta de um álbum de jazz feito em Portugal há 20 anos, mas que bem poderia ter saído hoje.
Entretanto, já amanhã, sábado dia 13, Carlos Martins levará o seu quinteto para um concerto que decorrerá à entrada dos Armazéns do Chiado e que pretende, precisamente, assinalar a reedição de Sempre e antecipar as celebrações dos 45 anos da Revolução dos Cravos. Acontecerá pelas 18 horas.