pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Ivan
Publicado a: 28/03/2025

O hip hop tuga a dar muitos frutos.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de redoma, Mura & Keso, Lunn, Cíntia, Yukimi, Timbaland e Butcher Brown

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Ivan
Publicado a: 28/03/2025

Nesta última sexta-feira de Março, o hip hop nacional volta a mostrar toda a sua força, à semelhança da semana transacta. Hoje há quatro novos discos que prometem manter o game por cá entretido, mas há pop electrónica, afrobeat e jazz vindos de outras latitudes. São sete os projectos que surgem destacados nos parágrafos que se seguem, mas podem ser muitos mais a rodar pelos vossos ouvidos caso se sintam invadidos pela audácia de desbravar outros caminhos alternativos.

ICARO (DESCULPA QUALQUER COISA), MASKOTTE (NOTA 10), Edison Machado (Edison Machado & Boa Nova), DJ Python (i was put on this earth), aya (hexed!), Joe Armon-Jones (All The Quiet (Part I)), Unknown Mortal Orchestra (IC-02 Bogotá), Perfume Genius (Glory), Peso Gordon (Peso Blanco), Nemzzz (RENT’S DUE), The Sure Fire Soul Ensemble (Gemini), Donat Jackson (SPREADMYWINGS), Boldy James & Antt Beatz (Hommage), Lil Durk (Deep Thoughts), Q (10 Songs), DaBoii (HEART OF A LION), Alberto Novello & Rob Mazurek (Sun Eaters), NAV (OMW2 REXDALE), Ramson Badbonez (White Rabbit), OHYUNG (You Are Always On My Mind), Logic1000 (DJ-Kicks: Logic1000), Snapped Ankles (Hard Times Furious Dancing), YT (Oi!), Jessie Reyez (PAID IN MEMORIES), Vega Trails (Sierra Tracks), Sandwell District (End Beginnings) e Vários Artistas (Volcanic Tongue) também rubricaram novos trabalhos neste dia 28 de Março.


[redoma] santos da minha mente

Ao segundo disco, as redoma constroem um santuário sonoro onde a fé e a dúvida coexistem em equilíbrio precário. A poesia de Carolina Viana ecoa como um murmúrio existencial, envolta na arquitetura sonora de Joana Rodrigues, que se expande entre o hip hop e a electrónica, acolhendo sombras de downtempo ou soul. Cada trilha de santos da minha mente é um ritual íntimo que aborda os temas que inquietam a mente das duas criadoras, desafiando as convenções sonoras associadas ao rap e convidando a uma imersão nas profundezas do som e da palavra rimada.


[Mura & Keso] Camadas

Estão aí as AntiPlot Series, uma odisseia colaborativa que leva Keso a assumir funções de produtor para outros artistas, sempre com o seu refinado gosto para o corte e costura de samples. A inaugurar o microfone nesta aventura está Mura, rapper da Margem Sul do Tejo que tem estado particularmente activo nos últimos anos, tendo até fundado a Godsize Records juntamente com Sensei D. Ao longo de cinco faixas repletas de finesse, o par pinta-nos um quadro de rap clássico e de lenta digestão, contando com os scratches de DJ Score em três ocasiões distintas. Camadas é alimento para a carola com selo Paga-lhe o Quarto.


[Cíntia] Mood

Diretamente da Apelação, Cíntia tem transformado influências vindas de NGA, 2Pac ou Burna Boy num som muito próprio que navega entre o hip hop, o afroswing, o R&B e a pop. Desde o seu sonante single “Grana” até às colaborações com outros artistas e marcas, a sua trajectória na estrada da música urbana nacional só tem conhecido o pedal do acelerador. Quase cinco anos após o disco de estreia Gyals And Gyals, mostra-nos agora o seu Mood actual com mais um conjunto de cinco temas.


[Lunn] A Casa Ganha Sempre

No casino da Munnhouse, cada cliente servido é lucro imediato para a carreira de Lunn. O produtor que em 2018 chegou a editar a beat tape CCC pelo Rimas e Batidas mostrou desde cedo uma capacidade ímpar para esculpir instrumentais, mas só mais recentemente começou a mostrar as primeiras faixas em nome próprio com vozes de convidados à mistura, isto depois de ter dado sinais positivos ao lado de Harold e L-ALI em dois EPs distintos. Em A Casa Ganha Sempre, Manel Morgado desafia as normas do hip hop e do R&B com a sua visão vanguardista e recebe nomes como xtinto, Lhast, JÜRA, João Maia Ferreira ou L-ALI para o ajudar a colorir seis telas.


[Yukimi] For You

Yukimi Nagano, vocalista dos Little Dragon, embarca hoje pela primeira vez numa jornada íntima a solo que entrelaça jazz, soul e pop electrónica. For You revela uma faceta pessoal e vulnerável da artista sueca através de uma experiência sonora que é, simultaneamente, uma porta aberta para a reflexão e para a conexão humana. Posdnuos (dos históricos De La Soul), Lianne La Havas e alguns dos restantes membros de Little Dragon ajudam Yukimi na concepção desta sua estreia em nome próprio.


[Timbaland] TIMBO PROGRESSION

Um álbum de Timbaland em que o veterano produtor se afasta das tendências electrónicas para um encontro com as raizes do afrobeat? Não era, certamente, o que todos estavam à espera, mas foi aquilo que Timothy Zachery Mosley nos apresentou no seu novo TIMBO PROGRESSION (e spoiler alert: fê-lo com distinção). Este projecto destaca-se pela ênfase em ritmos e percussões tradicionais africanas, reflectindo a intenção de Timbaland em criar uma experiência auditiva que ressoe com o lado mais ancestral da cultura do continente que serviu de berço para a humanidade.


[Butcher Brown] Letters From The Atlantic

Os Butcher Brown continuam a expandir as fronteiras do jazz contemporâneo ao fundirem estilos como funk, R&B, soul, hip hop e até bossa nova na sua música, criando uma tapeçaria sonora exuberante e diversificada. Tal como no anterior Solar Music (2023), o novo álbum do quinteto de Richmond, Virginia, abre portas à colaboração e neste Letters From The Atlantic podemos escutar as vozes de Yaya Bey, Mia Gladstone e Melanie Charles, cujas contribuições acrescentam profundidade e textura às composições da banda.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos