pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Sebastião Santana
Publicado a: 10/10/2024

Um outro bounce para a prática da rima.

Sam The Kid e DJ Vibe na “CORRERIA” para uma colaboração histórica

Texto: ReB Team
Fotografia: Sebastião Santana
Publicado a: 10/10/2024

“CORRERIA” é o resultado da primeira colaboração de sempre entre Sam The Kid e DJ Vibe. O videoclipe do tema é da autoria de Sebastião Santana e acaba de aterrar no canal YouTube da TV Chelas.



“Agora não posso. Agora não dá.” É desta forma que Samuel Mira começa por se atirar à batida de Tó Pereira na faixa que materializa uma parceria com enorme peso histórico, deixando desde logo a ideia de que, apesar dos anos que levam de vida e de actividade na música, não deixam de estar ocupados nas suas rotinas, entre os afazeres de uma vida de adulto e o continuar a aumentar os respectivos legados na cultura nacional — na “CORRERIA”, portanto.

Sam The Kid e DJ Vibe são pioneiros no hip hop e na música house, respectivamente, em Portugal, mas chegam a este tema mais frescos do que nunca, como se fossem produtos de uma outra geração mais recente. “CORRERIA” nasce de uma das malhas (“Experiência Imersiva”) que integraram Frequências, álbum de estreia de Vibe lançado este ano no formato físico, e que conhece este sábado, dia 12 de Outubro, uma edição digital onde constarão duas versões deste novo single — podem contar com a “STK Mix”, que é a que se pode escutar desde já no videoclipe lançado hoje, mas também com a “DJ Vibe Mix”.

Na cabeça do veterano DJ e produtor que fez parte de Underground Sound of Lisbon, o original “Experiência Imersiva” “precisava mesmo de ter ali um rapper”, refere através de um comunicado, “por causa do ritmo que tinha”. A eterna voz de Chelas — que não é completamente estranha a este tipo de desafios, tendo já actuado fora da sua zona de conforto ao lado de Cool Train Crew ou de 1-UIK Project — percebeu rapidamente o potencial da matéria prima que lhe era colocada à frente: “Ele apresentou-me o beat e disse que achava que era um house old-school, tipo de Chicago, daqueles com rappers — mas, a mim, soou a hip hop moderno, a cena inglesa, onde os rappers se aventuram por outros ritmos.”

Com voz gravada no Covil do Dragão, a ideia inicial que Vibe lançou a Sam era bem mais simples do que o que se pode escutar agora no resultado final. O rapper explica: “Inicialmente, ele tinha pensado que eu ia pôr umas três ou quatro frases que ele depois manipulava, o que faz muito sentido dentro da área dele. Mas a minha cena não é a minha voz, não é eu dizer uma frase com a minha grande voz — é o que escrevo e a minha performance. Por isso, decidi fazer uma canção de rap, mesmo com verso e refrão. Lancei-lhe o compromisso perfeito: ‘Deixa-me fazer a minha cena, a minha visão daquilo que tenho desta música e, depois, daquilo que rappei, se quiseres usar só duas frases, usas só duas frases.’ Ele acabou por usar o rap todo.”

As duas versões de “CORRERIA” — bem como todo o álbum Frequências, de DJ Vibe — ficam disponíveis nas restantes plataformas de streaming daqui a dois dias. Já amanhã, 11 de Outubro, os dois artistas brindam à colaboração e dividem os decks ao final da tarde na Musa de Marvila, a partir das 18 horas.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos