pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Rafael De Oliveira
Publicado a: 03/04/2025

Da música à gastronomia.

Sacode Poeira: vem aí um fim-de-semana de reflexão e celebração em torno da cultura africana na SMUP

Texto: ReB Team
Fotografia: Rafael De Oliveira
Publicado a: 03/04/2025

A SMUP, na Parede, será casa para um novo evento promovido pela Filho Único em Maio. Dias 9, 10 e 11, instala-se por lá o Sacode Poeira, um encontro vibrante que pretende celebrar a cultura africana através de diversas iniciativas.

Entre música ao vivo, debates, cinema e gastronomia típica, esta festa ajuda a afirmar o talento de vários criativos oriundos dos PALOP que vivem ou passam por Portugal. Sacode Poeira serve também de rampa de lançamento para uma fanzine e uma edição em cassete que inclui música dos artistas em cartaz, gravada nos Estúdios Namouche propositadamente para o efeito. No alinhamento para os concertos encontramos nomes que, muitas vezes, fazem da cidade o seu palco, actuando em ruas, cafés e festas populares na Área Metropolitana de Lisboa — há uma playlist no YouTube onde podem descobrir estes talentos que a urbe esconde.

Para além da celebração musical, Sacode Poeira convida à reflexão sobre o nosso mundo interligado, as influências culturais partilhadas e o percurso comum desde o 25 de Abril. A programação inclui uma conversa sobre estes temas e a projeção do filme La Haine, estimulando um olhar crítico sobre as ligações históricas e sociais que unem Portugal e os PALOP. Entre farra e pensamento, pretende-se dar corpo a uma ideia simples e essencial: há apenas um mundo, e todos têm direito a ele.

Esta é uma iniciativa que conta com o apoio do Concurso “Arte pela Democracia” da Comissão Comemorativa dos 50 Anos 25 de Abril. Os bilhetes diários para este evento custam 5 euros (ou 4 euros para sócios SMUP). O cartaz completo de Sacode Poeira é o seguinte:


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos