Romeu Bairos já está a preparar o lançamento do seu primeiro álbum. “Jacinta” é o primeiro single de Romê das Fürnas, cuja data de lançamento não foi ainda revelada.
Natural das Furnas, na ilha açoriana de São Miguel, Romeu Bairos protagonizou o seu primeiro lançamento em 2019, através de Cavalo Dado EP. A sua veia para compor temas que cruzam a estética indie com a tradição do arquipelago que o viu nascer sobressaiu ao ponto de, dois anos depois, ser convidado a participar no Festival da Canção, tendo composto e interpretado junto dos Karetus o tema “Saudade”, que chegou até à final da competição. Em 2023, os holofotes incidiram ainda mais sobre a sua capacidade artística, quando o cantautor foi desafiado a vestir a pele de Sandro G na série portuguesa da Netflix Rabo de Peixe, momento também assinalado com uma interpretação em acústico do eterno clássico do rap açoriano “Eu Não Vou Chorar”.
Agora novamente focado nas edições discográfcias, foi apadrinhado por B Fachada, que assume a função de produtor daquele que será o seu disco de estreia, Romê das Fürnas, cujo alinhamento consistirá numa mescla entre reinterpretações contemporâneas de cantares tradicionais açorianos e músicas originais. “Jacinta” é a canção que abre caminho rumo a esse trabalho de longa-duração e chegou no final da semana passada em conjunto com um videoclipe realizado por David Medeiros. Através de um comunicado, Bairos fala sobre o que inspirou a compor o tema:
“’Jacinta’ é um revival dos namoros vividos pelos jovens nas décadas de 50 e 60 na freguesia de Furnas. Inspirei-me sobretudo na histórias dos casais que se encontravam às escondidas e dos rapazes que saltavam as janelas à noite. Como diria a minha avó ‘o que se faz de noite, aparece de dia.’”