Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.
De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça. Por dentro e por fora.
[Goose08] “Guerra dos Tronos”
“Próximo ano não há conversa se não tiver 08” é a adaptação de Goose08 à premonição “winter is coming” nesta sua “Guerra dos Tronos”. O rapper da Madorna bem tem avisado que a sua hora está a chegar, e nos últimos meses tem feito especialmente por isso vir a acontecer. Desta vez num registo de freestyle gravado na fortaleza de Tayob J., o MC da Linha de Cascais esgrima versos em retrospectiva do que, conforme alega, foi uma vida dedicada ao rap desde tenra idade. Não admira que o seu lema seja “tudo é rap”.
[AVAN GRA] “Diamante de Sangue”
“Camaleão” assinalou o arranque dos AVAN GRA rumo ao seu segundo capítulo discográfico, e “Diamante de Sangue” vem agora marcar na agenda essa estreia. Para a dupla formada por Carracha e 90’s KID — que no próximo disco, a julgar pelos dois singles já lançados, assumirá mais frequentemente o formato de trio com Sassá — os presentes dão-se na véspera: Sudoma e Gomorra tem data de edição prevista para dia 24 de Dezembro. Nunca mais é Natal…
[TILT] “Bem Dizido”
São, obviamente, de tribos diferentes, desde logo a começar pelo rio que os separa. Mas não deixa de ser curioso, ainda que plausível, a sintonia de estados de alma entre os acima mencionados AVAN GRA e, por sua vez, TILT: desde “Sou o único da minha crew que conhece o Bambaataa”, de “Acorda” dos primeiros, a “Quem é esse famoso Bambaataa?”, agora do segundo, há um purismo pela cultura que aproxima estes dois casos aqui visados. A diferença é que uns prometem lançar novo EP na véspera de Natal, enquanto o outro declara “Quando droppo é Natal tipo Cristo enganou-se na data”. E a diferença, deste lado, está entre ser fã de uns e crente noutro. Bem dizido seja Ele.
[Cachapa] Desfeito
É já na recta final do ano que Cachapa carimba mais uma edição em nome próprio pela Sistema Intravenoso: Desfeito, EP composto por oito faixas, sucede assim a Detalhe na discografia do rapper eborense que contou novamente com a produção executiva de DJ Sims em mais um trabalho marcado, acima de tudo, pelo pendor lírico auto-reflexivo.
[Giovanni x Michell] “Kumbu”
Até pode ser o dinheiro que, para muitos, mais ordena, mas não há “Kumbu” que pague uma boa parceria orgânica — e em matéria de parcerias infalíveis, Giovanni e Michell já vêm a dar cartas há vários anos. Novamente juntos em mais um single, é em antevisão de Lifestyle Crazy, projecto que junta a dupla do costume para além da primeira faixa já estreada, que os rappers de Vialonga voltam a encontrar-se, também, no código-postal do costume.
(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)