Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.
De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça. Por dentro e por fora.
[IAMKENNIS] Autêntico
“A Única Treta Era Não Ter Insistido Contigo Ontem” surge como deixa para o que Autêntico poderá antever. Mas, na verdade, o EP em forma de curta-metragem que, sob a direcção de Chris Costa, dá a conhecer melhor IAMKENNIS espelha o caminho do próprio rapper na sua emancipação artística. E esse caminho fez-se, por aqui, de inspirações e referências vincadas, porque ser autêntico também passa por reconhecer de onde se vem e onde se quer chegar.
[9 Miller] Balas Perdidas #1 Nasty
“Um projecto com instrumentais já utilizados, tal e qual uma mixtape, onde o foco são as barras. Sairá um episódio por mês, fiquem atentos.” Até ver, é o que se sabe deste Balas Perdidas de 9 Miller, série de faixas avulso que tem em “Nasty” uma estreia à medida. O autor, não carregasse ele no próprio nome artístico calibre de fogo, entra a matar de “bic” em riste ao seu estilo inconfundível. Entrassem mais a matar nesta sede — e não noutras, como por estes dias se tem, infelizmente, ouvido… — e teríamos mais rappers dedicados à cada vez menos em voga arte da punchline.
[Benny Broker] “Garrafas”
É uma das faixas do seu mais recente disco, que mereceu edição em vinil em Maio passado: “Garrafas” é o tema de Alpacavalagarta aqui em evidência, desta vez em destaque por via do vídeo realizado por Sebastião Santana, que enquadra o rapper e produtor numa piscina cheia de ditas-cujas. A ironia está, portanto, no que a música de Benny Broker há muito representa: rap ébrio e alucinogénico à superfície, mas surpreendentemente lúcido e sagaz na sua profundidade.
[Ray DLC] Ponto de Encontro
Discretamente, tanto Ray DLC como os demais intervenientes neste Ponto de Encontro têm apresentado trabalho consistentemente. Desta feita, o ponto de encontro entre o rapper da Margem Sul, a dupla de produtores que responde pelo nome Soul Providers — formada por Crate Diggs e RakimBadu — e o instrumentista Jeezas convergiu num projecto de quatro faixas editado pela MS TV Records.
[Força Suprema] ”Cofre Vazio” feat. SP Deville & Van Sophie
Suprema é a força do amor resiliente, matéria de que é composto o novo tema de NGA e companhia. Ultimamente reduzidos em número, mas não menos identitários nas canções, têm sido NGA e Don G a dar a cara e a voz em nome da Força Suprema, que neste “Cofre Vazio” abre espaço a duas outras vozes reconhecidamente encantadoras: às dores versadas pelos dois rappers acresce o devido sentimento impresso nas entrelinhas, a preencher a falta que outras vozes fazem.
[Goose08] “Palmas pra Mim”
E o que advogávamos acerca de “Offside” parece ter confirmação agora em “Palmas pra Mim”. Depois de uns quantos lançamentos espaçados no tempo, Goose08 tem-nos surpreendido com a quantidade que faltava à já assegurada qualidade. Novamente com Tayob J. enquanto seu parceiro indissociável no âmbito da produção, o rapper da Madorna volta a um registo mais incisivo, precisamente para dar conta do seu valor ao microfone. Nessa medida, as merecidas palmas p’ra ele.
(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)