pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/07/2024

De 08/07/2024 a 14/07/2024.

Rap PT — Dicas da Semana #196

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/07/2024

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça. Por dentro e por fora.


[Drunkcore] Gotta Keep It Real

Não são propriamente novatos nestas andanças, mas a verdade é que só agora avançam com um álbum de estreia em nome do colectivo que representam. Gotta Keep It Real é o primeiro longa-duração dos Drunkcore, grupo que tem à cabeça rappers como Óssio e Chapz — mas que se multiplica em vários outros intervenientes ao longo deste trabalho —, dois representantes do ácido e tenebroso underground português. E o título do disco diz tudo, não?


[Navalha] “AIR MAX” feat. 90’s KID

Beat de Sensei D., verso de 90’s KID e protagonismo de Navalha. Todas as condições reunidas para uma malha das clássicas antes sequer de a ouvirmos. E é exactamente isso que o botão play nos reserva: um ambiente de cortar à faca, das rimas às batidas, com imagens dessa troca de galhardetes entre MCs no palco do Musicbox — casa onde Navalha se apresentou em nome próprio pela primeira vez, no início deste ano.


[Big Jony] IV Período (Deluxe Edition)

À data da estreia, apontávamos à curta duração de IV Período como sendo o seu único pecado capital. Volvidos agora os primeiros meses de vida do seu segundo álbum a solo, Big Jony volta à carga com uma deluxe edition que duplica esse tempo de duração do trabalho original, à boleia de novos temas e algumas remisturas — muitas delas bem longe das batidas tradicionalmente hip-hopianas que Jony tanto gosta de “matar”.


[Goose08] “Tododia”

Temos cá para connosco a impressão de que Goose08 corresponde a um daqueles casos em que nem sempre o talento se alinha com o melhor ritmo de concretização. E são esses casos que mais nos levam à argumentação em defesa do visado, em particular com o rapper da Linha de Cascais no banco do réu em julgamento sobre as suas capacidades. “Tododia”, tema que conta com a sempre cativante produção de Tayob J., é prova cabal e flagrante desse mesmo talento que desde cedo vimos florescer em Goose08. Só lhe falta, porventura, mostrar esse talento por mais dias.


[nastyfactor] “Tirana Freestyle”

De Tirana a Mião, passando por Budva ou Ksamil, o roteiro de nastyfactor continua de cidade em cidade ao estilo de uma série de vlogs rimados. Mas mais interessante do que ver o rapper e produtor de Mem Martins a visitar diferentes países, é reconhecer uma escala directa entre as sete edições desta saga de freestyles — a mais recente delas vem descansar os fãs mais apreensivos dos devaneios melódicos do membro dos GROGNation no seu último trabalho a solo.

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos