Nas juntou-se à equipa dos “melhores professores do mundo” e está a dar aulas online de escrita hip hop na vertente de storytelling através da plataforma MasterClass.
O autor de Illmatic integra agora um corpo docente no qual já constavam as presenças de Alicia Keys, Timbaland, Herbie Hancock, Questlove ou Usher. Há ao todo mais de 100 professores dedicados às mais diferentes áreas — das artes aos domínios empresariais — cujos conteúdos educativos podem ser acedidos mediante uma única subscrição, que tem um custo de 16 euros por mês.
Hip-Hop Storytelling, o curso administrado por Nasir Jones, divide-se em 12 vídeos que percorrem toda a criação de “Big Nas”, uma canção que desenvolveu com Hit-Boy (também ele presente nas sessões da MasterClass) de propósito para esse efeito. Esta nova iniciativa por parte da dupla ganha um peso ainda maior se nos lembrarmos que foi das suas cabeças que saiu King’s Disease, o Melhor Álbum de Rap para o comité dos GRAMMY na edição deste ano e que em Agosto passado teve até direito a um segundo volume. Além do propósito didático de “Big Nas”, a faixa está também a ser comercializada nas habituais plataformas de streaming e conta com um videoclipe realizado por Ben Dean no YouTube.
Nas, que concedeu uma entrevista à Complex a propósito desta estreia enquanto professor, explicou que os alunos que frequentarem a sua turma de Hip-Hop Storytelling vão ter acesso às técnicas que utiliza durante o processo de composição de uma letra. E aqui entram em jogo todos os ensinamentos que foi colhendo ao longo de mais de 30 anos de carreira, em que, especialmente durante os primeiros passos, a informação não abundava e copiar o vizinho do lado não era visto com bons olhos:
“Eu venho de uma era em que tu tinhas obrigatoriamente de ter o teu próprio som, voz e tudo mais. E tinhas de ter uma carreira sustentada nisso, não apenas um só álbum. Mas também posso fazer as coisas minimamente adaptadas àquilo que está a acontecer agora, porque acho isso fixe. Portanto, se tu te conseguires adaptar a algumas cenas e acrescentar-lhe mais outra coisa qualquer, isso vai levar-te a algo mais híbrido, leva-te ao próximo nível. Na minha MasterClass, tu vais ter acesso à jornada que o meu estilo cobre, dos 90s até ao que é hoje.”