Arranca amanhã Semana Despenteada, o primeiro festival de música improvisada do B.O.T.A. Anjos, em Lisboa, que se estenderá entre os dias 13 e 16 de Fevereiro.
Em destaque no cartaz estão os MOVE, que lançaram o álbum Free Baile – Live in Shenzhen em Junho de 2024 pela Clean Feed Records e foram alvo de distinções como Grupo do Ano na Festa do Jazz’24, bem como arrecadaram um lugar nos 10 Melhores Álbuns do Ano para a Jazz.pt. O trio explora a urgência de mudança através da improvisação livre e o concerto no B.O.T.A. (dia 15 às 21h) é parte de um projecto apoiado pela DGArtes, que inclui a apresentação do LP e os Concertos Conversados, uma série de performances pedagógicas em escolas portuguesas, promovendo a música experimental junto de jovens estudantes. Em Dezembro último, Sofia Rajado assistiu ao “bom e improvável cruzamento entre dois mundos” que resultou de uma parceria dos MOVE com o Coletivo Gira no Musicbox.
Ao todo, são seis os espectáculos escalados para esta primeira Semana Despenteada do B.O.T.A. Anjos. Além do grupo formado por Yedo Gibson, Felipe Zenicola e João Valinho, sobem também ao palco: Fala Mariam3 (dia 13 às 21h), Miguel Mira e Luisa Gonçalves (dia 14 às 21h), Ely Janoville com Gu Juventino e Iris Bramberge (dia 15 às 17h), Abdul Moimême, Alvaro Rosso| e Carlos Santos (dia 16 às 17h) e PUMA (dia 16 às 21h). A entrada para testemunhar cada uma destas actuações custa 8€ e os ingressos podem ser reservados através deste site.