pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Matt Licari
Publicado a: 24/02/2025

Uma das mais celebradas cantoras soul de todos os tempos.

Morreu Roberta Flack, a eterna voz de “Killing Me Softly With His Song”

Texto: ReB Team
Fotografia: Matt Licari
Publicado a: 24/02/2025

Roberta Flack, a célebre cantora e pianista americana conhecida pelas suas intimistas interpretações de baladas clássicas, morreu hoje aos 88 anos. A morte foi confirmada pelo seu assessor, que referiu que Flack estava rodeada pela família na altura do seu falecimento. Desde 2022 que a artista lidava com esclerose lateral amiotrófica.

Nascida a 10 de Fevereiro de 1937, em Black Mountain, Carolina do Norte, Flack demonstrou desde muito cedo um talento musical ímpar. Recebeu uma bolsa de estudos para a Universidade de Howard com apenas 15 anos, aspirando inicialmente a ser pianista antes de se dedicar à interpretação vocal. A sua ascensão teve início quando Clint Eastwood incluiu a sua interpretação de “The First Time Ever I Saw Your Face” no seu filme de 1971, Play Misty for Me, levando a canção ao topo das tabelas de vendas e valendo-lhe o galardão de Gravação do Ano na gala dos Grammys em 1973.

Ao longo da sua ilustre carreira, Flack obteve inúmeros outros prémios. Foi a primeira artista a ganhar o prémio Grammy para Gravação do Ano em dois anos consecutivos. Depois de “The First Time Ever I Saw Your Face”, “Killing Me Softly With His Song” seguiu o mesmo caminho em 1974, tornando-se naquela que foi a canção mais emblemática da sua longa e aplaudida carreira, na qual também se encontram colaborações com Donny Hathaway, Peabo Bryson ou Les McCann. Para além dos seus êxitos musicais, Flack foi também educadora e defensora de causas humanitárias, tendo fundado a Roberta Flack School of Music para proporcionar educação musical gratuita a estudantes desfavorecidos.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos