Está a caminho uma série de reedições comemorativas dos 20 anos de MM..FOOD, o 5º álbum de MF DOOM. Há tiragens em diferentes formatos já disponíveis em pré-venda que estão a escoar rapidamente na loja digital do malogrado rapper. Uma nova versão de “One Beer”, assinada por Madlib, foi ontem disponibilizada.
Na ressaca de Madvillainy, trabalho a meias com Madlib que ajudou a redobrar o culto em torno do icónico MC da máscara de ferro, MM..FOOD aterrou no mercado alguns meses depois através da Rhymesayers Entertainment e voltou a colocar o artista nascido Daniel Dumile novamente a solo ao longo de 15 faixas, praticamente todas elas também produzidas por si. O disco rapidamente se tornou num clássico e, para alguns, é até a melhor obra de sempre de MF DOOM.
Apesar de já poderem ser reservadas, as reedições do LP são aterram oficialmente no mercado no dia 15 de Novembro. A modalidade mais cara do vinil (que inclui um 7” com a versão original de “Kookies” e a respectiva remistura de Just Blaze), a cassete e o poster são os itens que já se encontram esgotados na loja online, onde ainda restam cópias dos formatos em vinil (sem extras), CD e digital, bem como um single de 12” de “Hoe Cakes”. Ao nível do merchandise, não faltam t-shirts, hoodies ou bonés, mas o que mais salta é vista é a figura de acção de MF DOOM e a tigela de cereais produzidos pela Super7.
Além dos 15 temas que compuseram o alinhamento original de MM..FOOD, esta 20th Anniversary Edition agregará também algumas remisturas — de Madlib, Ant (dos Atmosphere) e Jake One — e entrevistas inéditas. Podem conferir a tracklist completa no final desta peça.
Aos 49 anos, MF DOOM perdeu a vida numa batalha contra o angioedema, um doença rara que estava a impossibilitar o rapper de respirar, a 31 de Outubro de 2020, embora a triste notícia só tenha sido dada pela sua mulher, Jasmine Dumile Thompson, no último dia desse ano. Em Janeiro de 2021, o Rimas e Batidas lançou uma série de conteúdos em torno deste histórico do hip hop: “MF DOOM: o homem e a máscara”, “MF DOOM samplava a música que mais ninguém queria”, “A influência de MF DOOM no hip hop português” e “Monster Jinx faz enorme vénia a MF DOOM em MJ DOOM”. Após a sua morte, foram várias as rimas póstumas que ainda tivemos a oportunidade de escutar, desde o álbum colaborativo com os CZARFACE, Super What?, às participações em temas de SONNYJIM (“Barz Simpson”) ou Atmosphere (“Barcade”).