A Versus acaba de anunciar aquele que será o primeiro concerto de MAVI em solo português. O rapper da Carolina do Norte vai actuar em Lisboa, num local ainda por revelar, no dia 19 de Novembro, e os bilhetes serão colocados à venda amanhã, 20 de Junho, pelas 10 horas no site da promotora.
Ainda é um rosto consideravelmente novo no panorama do rap alternativo, mas já são mais as certezas do que as dúvidas quanto ao seu valor no actual estado da cultura hip hop. MAVI namora os beats como poucos e dança entre eles com um sentido lírico bastante apurado, muitas vezes contemplativo e introspectivo, revelando-se num dos mestres de cerimónias que mais se aproxima de um certo tipo de sensibilidade que mais facilmente encontramos na poesia no seu estado mais puro. Não é por acaso que Omavi Ammu Minder tem conquistado não apenas o público, mas também muitos dos seus pares, alguns deles de grande culto, como são os casos de Earl Sweatshirt, The Alchemist, Pink Siifu ou Fly Anakin.
A contribuir para o seu já palpável estatuto estão, principalmente, os projectos que foi lançando nos últimos cinco anos — Let The Sun Talk (2019), END OF THE EARTH (2021) e Laughing so Hard, it Hurts (2022). Mas a sua vinda até à capital portuguesa pode trazer novidades, já que MAVI tem estado particularmente activo nesta primeira metade de 2024: depois de assistir sublimemente Amindi (em “OK”), Chenayder (em “Colors”) e MESSIAH! (em “silent heel”), foi hoje mesmo que regressou às faixas a solo com “drunk prayer”, um tema que tem Jordan Ward, outro nome que se estreia em breve no nosso país pela mão da Versus, entre os seus compositores.