O Matosinhos em Jazz volta ao Coreto do Parque Basílio Teles para uma série de concertos de entrada gratuita durante o mês de Julho e já conta com um nome garantido na sua programação de 2025. Mansur Brown tem actuação marcada em Matosinhos no dia 5 de Julho às 18 horas.
O guitarrista, produtor e multi-instrumentista britânico iniciou o seu percurso formativo na guitarra clássica, tendo desenvolvido um estilo único que funde influências do flamenco com swing afrobeat, batidas inspiradas pelo hip hop e electrónica etérea. A sua abordagem distinta permite-lhe criar músicas que variam entre atmosferas de clube e momentos mais introspectivos, sempre permeados por uma certa soul que reside dentro de si.
Em 2018, Mansur lançou o seu álbum de estreia, Shiroi, seguido por Heiwa em 2021 — o primeiro foi selado pela Black Focus Records de Kamaal Williams, enquanto que o segundo serviu para inaugurar a sua própria AMAI Records. Versátil na hora de criar, não se limita à guitarra na feitura dos seus discos, explorando também teclas, flauta, saxofone e até o canto, evocando uma estética R&B através de técnicas de modulação vocal. A sua discografia inclui ainda os EPs Tesuto (2020), NAQI Vol.1 e NAQI Vol.2 (ambos de 2022), bem como a banda sonora original do videojogo Desta: The Memories Between (2023). Em 2022, o Rimas e Batidas viu e entrevistou Mansur Brown aquando a sua vinda ao festival Iminente.