2025 tem sido — e vai continuar a ser — marcado por uma série de iniciativas destinadas a homenagear e celebrar a obra de Carlos Paredes, já que o mestre da guitarra portuguesa faria 100 anos. A 27 de Abril, a partir das 19 horas, a Praça do Município, na Baixa de Lisboa, acolhe o espectáculo de tributo “Variações Sobre Paredes”, com entrada livre.
Com direcção musical de Pedro Jóia e direcção artística de António Miguel Guimarães, trata-se de um concerto que irá reunir diversos instrumentos a tocar algumas das composições de Carlos Paredes.
Ao próprio Pedro Jóia, que estará a tocar guitarra clássica, juntam-se nomes como Joana Bagulho (cravo), João Paulo Esteves da Silva (piano), José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Bruno Costa (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola) e Nuno Botelho (viola). Em simultâneo, António Jorge Gonçalves irá estar a criar elementos visuais ao vivo.
“É um projecto artístico que parte da extraordinária inspiração de Carlos Paredes, da sua música, da memória que guardamos da sua personalidade e convicção, do brilhantismo interpretativo que transmitia às suas maravilhosas composições”, refere António Miguel Guimarães numa nota partilhada nas suas redes sociais. “Hoje, reclamamos um pouco dessa inspiração que Carlos Paredes nos deu, para criar um espectáculo em que a sua música é o ponto de partida para vários instrumentos. Variações, livres, como Carlos exigia para si e para a sua música.”