Entre 12 e 15 de Setembro, Sintra vai ser palco para um novo festival multidisciplinar. O Clarão acontecerá na Quinta da Ribafria e as entradas são gratuitas.
Vai haver música, cinema, artes visuais, feiras, exposições, instalações, debates, oficinas e outras actividades paralelas nestes quatro dias de programação deste certame organizado pela Claraboia, uma associação cultural que tem promovido inúmeras iniciativas ligadas às artes no concelho de Sintra ao longo dos últimos quatro anos, numa tentativa de dar destaque e aproximar o público e os artistas da periferia. Em Março deste ano, por exemplo, levaram o rap de Real GUNS e DansLaRue a pisar o tapete de um ringue de boxe, um cenário nada habitual mas que casou na perfeição com o que versam os dois MCs, conforme o Rimas e Batidas notou numa reportagem.
Desta vez a escala do evento será maior e invade a Quinta da Ribafria, em Sintra, um espaço amplo e relativamente isolado onde edifícios datados do século XVI contrastam com uma densa vegetação. Esta será uma boa oportunidade para experienciar espectáculos de música ao vivo num contexto diferente, dada a história e os muitos tons de verde que habitam naquele local. E neste capítulo dos concertos, há de tudo um pouco: do hip hop mais urbano patenteado por nastyfactor e Landim à nova pop de electrónica cintilante expressada por iolanda, passando pelo rock cerebral dos MAQUINA. e pelas batidas digitalmente swingadas dos RS Produções. Mas não se fica por aqui: Soluna, Suzana, Ya Sin, Vanessa Parish Crooks, nëss, Soulquintet, Coletivo Lenha e Batukaderas Bandeirinhas Panafrikanista completam este cartaz.