Depois de seleccionar o filme Filhos do Meio – Hip Hop à Margem, realizado por Luis Almeida, para a sua edição deste ano, o festival IndieLisboa anuncia para a programação IndieByNight uma festa com o selo do projecto, com três actuações de músicos naturais do concelho de Almada que estiveram envolvidos na iniciativa.
Para antecipar a próxima edição do IndieLisboa, Juana na Rap, DarkSunn e DJ Fellaz vão actuar a 19 de Abril no Estúdio Time Out, em Lisboa, entre as 22 horas e as quatro da manhã. O filme — integrado na exposição homónima, que também originou um livro — conta a história do rap em Almada e no Miratejo, um dos primeiros grandes focos do hip hop em Portugal, através das palavras dos músicos protagonistas desse movimento, de diferentes estilos e gerações.
Os ingressos, em modelo early bird, estão à venda por 8€. Depois, o preço sobe para os 12€. O filme Filhos do Meio – Hip Hop à Margem estará a competir na secção IndieMusic, dedicada aos filmes que se relacionam com música, e contará com um par de exibições durante o certame: a primeira está marcada para 7 de Maio às 19 horas, a segunda para o dia 9 de Maio às 14h15, ambas a decorrer no Cinema São Jorge.
A programação do IndieByNight, que pode ser consultada no site do festival, inclui também uma Festa Orlando Pantera, no Noir Désir, a 3 de Maio, em homenagem ao músico cabo-verdiano que está no centro do filme dirigido por Catarina Alves Costa; e uma Festa de Encerramento que recupera a ideia de rave — presente no filme Paraíso, de Daniel Mota — que vai ocupar o Moon Club, no Prior Velho, a 10 de Maio. O IndieLisboa acontece entre 1 e 11 de Maio.