O cartaz do LISB-ON Jardim Sonoro já foi, em parte, desvendado. O festival que acontece no pulmão da capital decorre, este ano, entre os dias 30 de Junho e 2 de Julho.
A edição de 2023 do Jardim Sonoro vê-se, assim, antecipada em relação às anteriores (realizadas em Setembro) no Jardim Keil do Amaral, situado no Parque Florestal de Monsanto. Em grande destaque estão nomes como Freddie Gibbs, Cookin Soul, Ben Böhmer, ou os Jungle (em DJ Set).
A surpresa neste anúncio passa pelas confirmações ligadas ao hip hop, num festival que tem a música electrónica de dança como principal bandeira. Uma surpresa ainda assim não muito grande para quem tem acompanhado de perto a mais recente vaga de concertos de rap concretizados, maioritariamente em Lisboa, com esta dupla aposta para o dia 1 de Julho a ter a mão da Versus, uma das principais responsáveis por meter Portugal no centro da rota do hip hop internacional.
Depois da produtora nos ter dado Conway The Machine este ano, é Freddie Gibbs quem tem agora viagem marcada para Portugal — eles que já trocaram versos em “Seen Everything But Jesus” e “Babies & Fools”, de From King To A GOD e Alfredo, respectivamente. Para o “Big Boss Rabbit” este é um regresso a solo português, depois da sua memorável passagem pelo Vodafone Paredes de Coura de 2019 com Madlib, no ano em que editaram Bandana — o rapper registou ainda uma falsa partida, em 2016, para o NOS Primavera Sound do Porto, altura em que se viu retido na Áustria. Agora, Freddie Kane regressa com um novo trabalho ainda fresco: $oul $old $eparately (2022) tem levado Gibbs de volta à estrada.
Para Cookin Soul, a voz de Freddie Gibbs é matéria inesgotável no seu reportório. O produtor de Valência, Espanha, é conhecido, sobretudo, pelas múltiplas remisturas que cria à volta das mais variadas figuras da história do hip hop. Com dezenas de projectos em carteira, o prolífico beatmaker — que já produziu para o rapper alentejano Valas — estreia-se por cá com mil e uma batidas por apresentar. Só de 2022 tem na manga os discos Off the Strength (com o rapper britânico Lord Apex), BONAFIDE (a meias com a sua parceira, MC Melodee), Boa Bunda (lado-a-lado com o também produtor Jinsang), Tapas Beats vol. 2, Stream Sessions e WU XMAS Beats.
Os bilhetes para o festival já estão à venda. O passe-geral para os três dias custa 120 euros, enquanto o de dois dias custa 89 euros. Já os bilhetes diários variam entre os 45 e 55 euros.