Apple Cores é o título do próximo álbum do James Brandon Lewis Trio e vai ser editado pela Anti- no início do próximo ano, a 7 de Fevereiro.
“Five Spots to Caravan” é o tema que dá a conhecer um pouco sobre a sonoridade que podemos esperar no próximo registo discográfico do conjunto liderado pelo saxofonista de Buffalo, Nova Iorque. Num trio reconfigurado — Chris Hoffman e Max Jaffe foram os parceiros de Lewis nos seus primeiros registos a seis mãos, No Filter (2016) e Eye Of I (2023) —, em Apple Cores são Chad Taylor (bateria e mbira) e Josh Werner (baixo e guitarra) quem acompanha o músico norte-americano que este ano passou com o seu Red Lily Quintet no festival Jazz em Agosto para um concerto que foi reportado aqui mesmo por Ricardo Vicente Paredes.
Apesar da equação em trio ser nova, todos os membros da formação já se conhecem bem de outras paragens. Há um certo grau de intimidade musical que os permite abordar este Apple Cores de forma totalmente improvisada e as 11 faixas que nele vamos poder encontrar foram todas registadas durante duas sessões de estúdio em regime de freestyle. Através de um comunicado, o bandleader nota que: “Acho que já passámos tempo suficiente juntos para podermos fazer isto. Eu toco com o Chad há uns 10 anos, por isso é como se fosse água, e eu e o Josh tocamos juntos desde 2018.” Na mesma missiva, são notadas as influências de Amiri Baraka e Don Cherry para a feitura deste LP.