Vem aí o aguardado segundo álbum de Nazar pela Hyperdub. Demilitarize é editado no dia 25 de Abril e tem em “Anticipate” a sua primeira amostra.
O inovador produtor angolano, conhecido pela electrónica cáustica a que apelidou de “rough kuduro”, segue agora uma direcção oposta à do primeiro LP, Guerrilla, que ficou marcado por temas politicamente carregados e reflexões sobre o legado da guerra civil angolana através de um som ousado e experimental. O próprio título da obra, Demilitarize, nota essa mudança na abordagem à produção, optando por seguir um trilho mais sonhador e contemplativo.
A liderar o caminho para Demilitarize está o primeiro single, “Anticipate”. A faixa exibe a tensão sonora característica de Nazar, ao mesmo tempo que empurra o seu som para novas direcções, já próximas da dream pop. Segundo informa um comunicado, este próximo capítulo discográfico surge na sequência de uma batalha do artista contra a tuberculose, que o deixou seriamente afectado durante um ano. Na mesma missiva, o angolano sediado em Amsterdão traça as linhas que dão forma ao álbum que se avizinha:
“Como o álbum é introspectivo, não procurei captar sons de lugares reais para realçar o seu universo como em Guerrilla. Queria torná-lo quase metafísico, como se estivesse a criar ficção científica, com o clássico anime cyberpunk Ghost In The Shell a ser uma inspiração central.”