Barack Obama voltou a espalhar knowledge musical no Instagram. Está aí uma nova edição da playlist de Verão do ex-presidente dos Estados Unidos da América, que reune mais de 40 faixas interpretadas por artistas de todos os cantos do globo.
“Com o Verão a acabar, queria partilhar algumas músicas que tenho ouvido ultimamente — e não seria a minha lista de reprodução se não incluísse uma mistura eclética. Espero que encontrem algo novo para ouvir!” Foi desta forma que o homem que dirigiu a maior potência mundial entre 2009 e 2017 voltou a brindar aos seus seguidores com mais uma lista de reprodução estival, como sempre pautada por uma mescla que cruza temas sonantes com outros não assim tão óbvios e que também não olha a datas, capturando alguma da essência sonora do presente mas não deixando de revisitar ainda algumas das memórias do seu baú musical.
Do rock intemporal de Sting e dos Rolling Stones, passando por clássicos do cancioneiro negro norte-americano — via The Supremes, Pharoah Sanders, Jill Scott, Etta James, 2Pac, Digable Planets ou Charles Mingus — e sem nunca virar a cara aos mais recentes fenómenos da pop de vanguarda, como são os casos de Charli xcx, Billie Eilish, Tommy Richman, Artemas ou Bad Bunny. É uma verdadeira volta ao mundo em 44 canções, e nem Portugal fica de fora do roteiro, dada a inclusão de “O Quarto”, de Carminho, na versão que integrou a banda-sonora de uma das grandes películas cinematográficas de 2023, Poor Things.