pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Nascimento
Publicado a: 22/02/2024

Dois concertos de rap de entrada livre no João Faleiro Boxing Club.

DansLaRue e Real GUNS sobem ao ringue em Mem Martins

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Nascimento
Publicado a: 22/02/2024

Dia 2 de Março às 20 horas, o João Faleiro Boxing Club, em Algueirão-Mem Martins, recebe um evento de entrada livre dedicado ao rap de rua. DansLaRue e Real GUNS são os artistas que vão subir ao ringue.

É desta forma que chega ao fim o ciclo de concertos Espectro, uma iniciativa da associação Claraboia que procura juntar artistas emergentes oriundos de Sintra e da sua periferia. À terceira e última investida, o foco recai sobre a cultura hip hop e o palco escolhido é Mem Martins, freguesia mais populosa do país que tem sido uma autêntica fábrica de talentos dentro da música urbana, conforme nota uma profunda investigação levada a cabo por Ricardo Farinha, membro da redacção do Rimas e Batidas e autor do livro Hip Hop Tuga – Quatro Décadas de Rap em Portugal, para a plataforma Mensagem de Lisboa.

Um dos nomes que surgem representados nessa longa peça é o de DansLaRue, MC que tem optado pelo anonimato e que conta com um par de faixas editadas — “Niggas Sta Trap” é uma espécie de micro-hino local que foi destacado por Paulo Pena numa das suas Dicas da Semana e estará certamente em evidência no concerto marcado para o clube de boxe. Ao lado do nativo de Mem Martins neste cartaz vai estar Real GUNS, alter-ego do luso-são-tomense Ovilton Fernandes Santiago, rapper que tem mantido as ruas em sentido com um vasto output de rap consciente e de intervenção, abordando diferentes estéticas — do boom bap ao drill — em discos como DAVIDS, S.C.M. (Street Culture Music), ODB ou, mais recentemente, 1978.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos