Dia 12 de Julho às 18 horas, o Coreto do Jardim Basílio Teles recebe um espectáculo de corto.alto, integrado no ciclo de concertos de entrada livre que o Matosinhos em Jazz tem na calha para este ano.
corto.alto é o projecto musical liderado pelo produtor e multi-instrumentista escocês Liam Shortall, uma das figuras mais inovadoras da nova cena de jazz do Reino Unido. A partir de Glasgow, a ideia nasceu do desejo de explorar os limites do jazz contemporâneo, fundindo-o com elementos de hip hop, neo-soul, electrónica, drum’n’bass, dub e funk, tudo envolto numa estética beat e conduzido com uma atitude DIY profundamente enraizada.
Desde a sua estreia em 2019 com a série Live from 435, que gerou um total de cinco volumes, corto.alto tem vindo a destacar-se por uma abordagem crua e espontânea, com um drive muito semelhante ao dos Ill Considered, eles que acolheram o álbum de estreia deste projecto de Liam Shortall em 2023 na sua etiqueta New Soil. Bad With Names assenta em grooves densos, harmonias complexas e uma constante procura por novas formas de expressão rítmica e melódica, tendo sido amplamente aplaudido pela crítica especializada, incluindo a Jazzwise e a BBC.
corto.alto junta-se assim ao cartaz do Matosinhos em Jazz, festival cuja programação se vai estender durante todo o mês de Julho. Mansur Brown é o outro nome já anunciado pela organização, que promete mais novidades para breve.