Entre os dias 21 e 24 de Abril, a Sala Mário Viegas do Teatro São Luiz acolhe Contrafogos, um ciclo de criações musicais encomendadas pela Filho Único, explorando a tecnologia de som imersivo tridimensional Ambisonics.
Partindo do tema da Transfiguração, este programa apresenta peças inéditas de Nídia, Joana da Conceição, Sei Miguel e Sonic Boom, artistas que transitam entre a electrónica ambiental e de dança, o jazz e o psicadelismo. A experiência propõe-se como um convite à activação sensorial, mobilizando o público através da fusão entre a música, o espaço e a perceção.
A iniciativa desafia a ideia de revisitação crítica do próprio trabalho artístico, lançando os artistas para um cenário de novas possibilidades sonoras. Concebidas especificamente para este ciclo, as peças expandem a escuta para além do convencional, projectando paisagens sonoras tridimensionais que procuram activar a percepção física e neural dos ouvintes. A experiência assume um carácter de instalação, onde o público poderá circular livremente, imergindo num ambiente que reconfigura o espaço através do som.
Paralelamente, Contrafogos associa-se à matéria leve, um projecto de formação em iluminação cénica coordenado por Leticia Skrycky, direccionado a mulheres cisgénero, pessoas não binárias e transgénero. Esta colaboração acrescenta uma dimensão visual e política ao ciclo, reforçando o compromisso da Filho Único com as abordagens experimentais e inclusivas na criação artística. Como sugere a citação de Etel Adnan em Sea and Fog: “Between Earth and outer space there’s a passage whose transgression brings transfiguration” — e é essa a travessia que Contrafogos pretende encenar, desafiando as fronteiras da música e da perceção.