O festival Clap Your Hands regressa a Leiria para mais um par de sessões musicais com uma programação diversificada que promete explorar novas fronteiras musicais.
A primeira sessão da segunda vaga do festival no presente ano acontece no dia 30 de Abril, data em que se assinala o Dia Internacional do Jazz, no Teatro Miguel Franco. O palco será partilhado por dois projectos que demonstram a versatilidade do género: Gui Maricato & Vicente Almeida, e The Rite of Trio. A jovem dupla, com raízes no laboratório artístico Omnilab, desafia os limites do jazz através de uma abordagem contemporânea que mistura bateria, guitarra e texturas electrónicas. Já os The Rite of Trio, conhecidos pela sua irreverência e fusão de jazz com matrizes do rock e do punk, prometem um espectáculo carregado de energia e teatralidade, onde a música se transforma numa narrativa em constante mutação.
O segundo e último evento do Clap Your Hands’25 é de entrada livre e acontece a 18 de Maio, na Black Box, com atuações de Lisa Sereno e do projecto Branco toca Marco Paulo. Lisa Sereno, cantora e compositora de Leiria, transporta o público para um universo emocionalmente denso, em que a música clássica e o folk se encontram com elementos electrónicos, criando um som introspectivo e atmosférico. A noite encerra com Branco toca Marco Paulo, contexto no qual o guitarrista Pedro Branco revisita o repertório do icónico cantor português sob o formato de um trio de jazz, com João Sousa na bateria e Carlos Barretto no contrabaixo. A fusão inesperada de pop romântica e improvisação livre resulta numa abordagem singular, imprevista e até humorística.