Saiu hoje Atavista, a versão melhorada e finalizada de 3.15.20, álbum lançado por Childish Gambino há quatro anos.
Em Abril passado, o rapper, cantor, actor e cineasta anunciava a despedida do seu projecto musical, não sem antes lançar mais um par de discos. Um deles era Atavista e aterrou hoje nas plataformas de streaming, embora o projecto mais aguardado antes da sua retirada dos palcos seja aquele que realmente contém a derradeira fornada de música nova assinada enquanto Childish Gambino, que sairá algures durante o Verão.
3.15.20 foi um LP editado no início da pandemia de COVID-19 e começou por estar apenas disponível, por um breve período de tempo, no website de Donald Glover, antes de ter sido liberto para as principais plataformas de streaming, onde residiu até ao passado dia 8 de Maio, tendo sido retirado como forma de preparar o terreno para Atavista, agora anunciada como sendo a versão final desse projecto. No disco, que dentro de breve terá também direito a prensagem em vinil, podemos escutar um alinhamento ligeiramente diferente do original, e as canções, no seu todo, surgem bem mais polidas. 21 Savage, Ariana Grande, Summer Walker ou Big Nudy são os nomes mais sonantes na lista de convidados e “Little Foot Big Foot” foi o tema escolhido para dar origem a um novo videoclipe.
A julgar pelas datas da digressão mundial também hoje anunciada por Childish Gambino — que o vai manter ocupado de Agosto até Fevereiro do próximo ano, com algumas paragens no Europa pelo meio —, o seu tão aguardado último álbum de originais deverá chegar-nos a tempo de criar algum ímpeto para os primeiros concertos ainda em solo norte-americano.
Fora da esfera musical, os talentos de Glover têm estado em grande plano nos circuitos do cinema e televisão. A sua aclamada série Atlanta chegou ao fim em 2022 e, nos dois anos seguintes, rubricou Swarm (2023) e Mr. & Mrs. Smith (2024), este último inspirado num filme de 2005 com o mesmo título. No final deste ano vamos poder ainda escutá-lo novamente a emprestar a sua voz a Simba em Mufasa: The Lion King, a sequela da readaptação do clássico de animação da Disney The Lion King, no qual também participou em 2019.