A 7.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa consagrou, mais uma vez, alguns dos nomes mais sonantes da música nacional. A gala, realizada ontem, 3 de abril, no Coliseu dos Recreios, voltou a reunir o setor num evento com transmissão em direto na RTP.
Os grandes vencedores da noite repetiram o sucesso da edição anterior. Os Calema voltaram a levar para casa o prémio de “Melhor Grupo”, Bárbara Bandeira garantiu novamente o título de “Melhor Artista Feminina” e Slow J foi distinguido como “Melhor Artista Masculino”.
No que toca aos discos, Dillaz conquistou a distinção de “Melhor Álbum” com O Próprio, enquanto Not Far from Paradise, de Eduardo Cardinho, foi eleito “Melhor Álbum de Jazz”. No Fado, Camané venceu com Ao Vivo no CCB – Homenagem a José Mário Branco, e Talkin(g) (A)bout my Generation, de Pedro Lima, arrecadou o prémio de “Melhor Álbum de Música Clássica e Erudita”.
Na categoria de “Melhor Videoclipe”, “Laurinda“, dos Karetus, Vitorino e iolanda, realizado por Aidan Kless, foi o grande vencedor. O título de “Artista Revelação” coube a Bluay, que dedicou a distinção “a toda a gente que, mesmo contra as probabilidades, está a vencer”.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi a atribuição do “Prémio Carreira”, este ano entregue a José Cid, pelos seus mais de 60 anos de carreira. O artista aproveitou o prémio para elogiar a “nova música portuguesa” e apelar a um maior reconhecimento da obra de José Afonso, a quem se referiu como “o melhor cantor do mundo da sua geração”.
O “Prémio da Crítica” foi para Ana Lua Caiano, pelo seu álbum de estreia Vou Ficar Neste Quadrado. A artista agradeceu aos críticos e, sobretudo, ao público pelo apoio: “Este quadrado tem sido um pouco mais flexível, tem esticado e arredondado, e isso tem sido graças também ao público que me tem apoiado muito”.
Toy venceu na categoria de “Melhor Canção Ligeira e Popular”, o “Prémio Lusofonia” foi para “Cavalinho”, de Pedro Sampaio & Gasparzinho, e, por fim, a escolha do público para “Vodafone Canção do Ano” recaiu sobre “Garota”, de Maninho & Marisa Liz.
A gala contou com atuações de Bárbara Bandeira, que apresentou “Não Gosta”, “Mais”, “Zona Sul” e “Flores”, enquanto Marta Pereira da Costa interpretou “Verdes Anos & Summertime”, seguida de Lina_ com “Desamor” e Marco Rodrigues com “Nasceu Assim, Cresceu Assim”. Outros momentos de destaque incluíram atuações de Toka & Dança, Toy, 4MENS e Rui Bandeira, além dos Calema com “Amar pela Metade”.
Mizzy Miles subiu ao palco acompanhado de convidados como Diogo Piçarra, SleepyThePrince, Nenny e Agir. A última atuação da noite foi uma homenagem especial a José Cid, protagonizada por Bandidos do Cante, Buba Espinho, Bluay e iolanda.