pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/02/2025

De Bia Maria a Fidju Kitxora.

Caldas da Rainha dá um novo Impulso à música independente portuguesa

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/02/2025

O Impulso volta em 2025 com fôlego redobrado. A cidade das Caldas da Rainha transforma-se no epicentro da música independente portuguesa entre 14 de Março e 7 de Junho, numa edição que se desdobra entre season e festival.

Com mais de duas dezenas de concertos, distribuídos por sete dias e noites de pura imersão sonora, o evento promete ser um verdadeiro manifesto de ecletismo e diversidade, trazendo ao palco algumas das vozes mais marcantes da actualidade do indie nacional e lançando ainda algumas apostas para o futuro. E porque a música também é um acto político, o Impulso reafirma-se como um espaço contra-corrente, rejeitando discursos individualistas e celebrando a multiculturalidade como força criativa.



Entre os nomes confirmados, destacam-se Bia Maria (um dos novos talentos mais incontornáveis da canção portuguesa, que rubricou o primeiro álbum Qualquer Um Pode Cantar em Novembro passado), Linda Martini (a veterana banda de rock alternativo voltou aos discos no início de 2025 com Passa-Montanhas), YAKUZA (o seu mais recente 2 foi o disco do ano de 2024 para o Rimas e Batidas), Rafael Toral (o pulso criativo do histórico cosmonauta do som voltou a brilhar há um ano em Spectral Evolution), bbb hairdryer (o seu A Single Mother / A Single Woman / An Only Child foge a qualquer tipo de norma que tentem associar ao rock), Fidju Kitxora (sampling, batidas electrónicas e Cabo-Verde são as três principais coordenadas do seu Racodja) ou Maria Reis (depois de Suspiro…, a cantautora voltou a dar-nos combustível indie com o duplo single Armageddon / Sara).

Os concertos vão espalhar-se por vários pontos da cidade, incluindo o Centro Cultural e de Congressos, os Silos Contentor Criativo, o Museu do Hospital Termal e a Igreja de N.ª Senhora do Pópulo, entre outros locais ao ar livre ainda por revelar. Atenções redobradas para os dias 30 e 31 de Maio, que se inserem na programação do Caldas Late Night e são ambos eventos de entrada gratuita.

E não é só a música que ganha palco no Impulso’25: o cinema também regressa em sessões mensais em parceria com o IndieLisboa, a ESAD.CR e o Cineclube das Caldas da Rainha, prometendo abrir horizontes através da sétima arte.

Os bilhetes já estão à venda na rede BOL e nos locais habituais e custam entre 10 e 15 euros. A programação completa divide-se da seguinte forma:

[14 Março] Linda Martini + Baby Berserk

[05 Abril] Iúri Oliveira + Lena D’Água

[11 Abril] Tomé Silva + roadkill + Maria Reis

[09 Maio] Três Tristes Tigres + Fidju Kitxora

[30 de Maio] moisés + Joana Guerra + Subnoia + Bia Maria c/ Coro Social do Bairro + YAKUZA + Ideal Victim + Cobrafuma + Zancudo Berraco. Programação gratuita no âmbito do Caldas Late Night.

[31 Maio] MaZela + LEIDA + bbb hairdryer + Vaiapraia + Rizan Said + Agrupamento Musical Piscinas Municipais + Chat GRP + FOTOCOPIA. Programação gratuita no âmbito do Caldas Late Night.

[07 Junho] Sheherazaad + Rafael Toral


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos