Hip Hop 50 é o título da próxima série da Antena 3 que estreia a 2 de Maio. O director do Rimas e Batidas, Rui Miguel Abreu, será o condutor de serviço numa viagem que nos levará ao encontro de alguns dos mais importantes álbuns que o género viu nascer.
Após o arranque, a periodicidade será de dois novos episódios por semana, que aterram às terças e quintas-feiras pelas 15h40 (repetem no mesmo dia mais tarde, às 20h40, e também aos fins-de-semana, pelas 16h30). O tombo auditivo totalizará 50 entradas e em cada uma delas lança-se um olhar mais aprofundado em torno de uma obra diferente, numa tentativa de contar a história da cultura nascida no Bronx através dos álbuns que a fomentaram e solidificaram.
Desde a Back To School Jam de DJ Kool Herc em 1973 até aos dias do presente, Rui Miguel Abreu vai lembrar os contributos dados por MCs, DJs, produtores ou b-boys/b-girls para esta fundação que é o hip hop. O genérico da série é “Rapper’s Delight”, considerado como um dos primeiros temas de sempre deste género a ser editado, e os episódios iniciais vão deambular por discos que, curiosamente, marcaram o hip hop antes deste ter sequer nascido — são eles Bongo Rock da Incredible Bongo Band, Winter in America de Gil Scott-Heron & Brian Jackson, Spirit of the Boogie dos Kool & The Gang ou Garvey’s Ghost de Burning Spear.