No próximo mês, o rapper gaúcho Zudizilla embarca (com banda) na sua primeira série de datas fora do Brasil. Nesta saída para a Europa que também passará pela República Checa, Espanha e Reino Unido, o MC tem duas apresentações marcadas em Portugal: a primeira acontece no B.Leza, em Lisboa, a 11 de Agosto, e no Hard Club, no Porto, a 12 de Agosto.
O artista de Rio Grande do Sul (que actualmente vive em São Paulo) trará aquilo a que chama “ópera preta”, “um manifesto artístico” que se divide em dois momentos/discos: Zulu, Vol .1: De Onde Eu Possa Alcançar o Céu Sem Deixar o Chão, que mereceu entrevista conduzida por Núria R. Pinto com o próprio autor e entrada para os melhores álbuns de 2019 do rap brasileiro, e Zulu: de César a Cristo (Vol.2), lançado em 2022.
Em Março passado, numa conversa com Adailton Moura para a RAPresentando, Zudizilla esclarecia qual era a sua missão na música: “Quero começar a salvar as esquinas da minha cidade, de onde eu cresci, que hoje é uma das cidades mais violentas do Rio Grande do Sul, e não era antes. E isso é uma relação com o hip hop. Eu não sirvo a um capitalismo, eu não sirvo ao dinheiro, eu não sirvo a Mercedes, não sirvo a Lacoste. Eu sirvo o hip hop”.