“Países Que Ninguém Invade” é o tema que junta A garota não e Luca Argel, dado a conhecer esta sexta-feira através de um videoclipe assinado por Pedro Estevão Semedo.
Através de um comunicado, a autora de 2 de abril explica que a canção nasceu depois de o par se ter encontrado durante uma homenagem a um dos maiores nomes da música brasileira:
“Aconteceu que nos cruzámos num mesmo palco, onde se homenageava Chico Buarque. Enquanto aguardávamos a nossa vez de entrar, falávamos baixinho atrás do pano sobre a vida no geral e nada em particular. E vai daí disse para o Luca: ‘vamo fazê uma música em conjunto, menino?’ Ele não pareceu entusiasmado, mas foi amável como sempre é. Não voltámos a tocar no assunto, até que alguns dias depois recebi um pequeno àudio cantarolado. Era o início da nossa canção.”
No seu Instagram, a artista ainda acrescentou: “antes de conhecer o @lucargel (no campo físico) já ele me tinha invadido o campo das ideias. O disco que ouvira mais nos meses anteriores fora exatamente o seu Samba de Guerrilha, contributo valioso para a história da nossa música e para a música da nossa história.”
Editado de forma independente, o single contou ainda com o input de Sérgio Mendes nos arranjos e na produção. Ainda nas palavras de Catia Mazari Oliveira, “Países Que Ninguém Invade” aponta para “uma construção feita da matéria dos sonhos, das terras que estão por inventar e vivem dentro de nós. Onde os bens são universais, pertença de ninguém, mantidos e cuidados por todos, para todos. Onde a guerra acontece sem armas, sem lágrimas, sem morte, e os desentendimentos são tratados na palavra e na razão, não sem dor, mas para elevação coletiva.”