pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/04/2025

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/04/2025

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[ORTEUM] “Vira-Latas” feat. Ikonoklasta (prod. Martello)

O orgulho em ser rafeiro é o que caracteriza aqueles que correm a maratona do hip hop por gosto e não em busca do retorno fácil. É esse um dos traços que têm marcado as carreiras de ORTEUM e Ikonoklasta, ambos nomes com largos anos de dedicação ao rap lusófono que nunca se cansam de suar a camisola do underground mais sujo. Já bate aquela saudade de um disco da tripla de MCs formada por Nero, Tilt e Mass, mas à falta de confirmação de um sucessor para A Última Gota (2019), já ficamos mais do que satisfeitos em vê-los continuar de bandeira erguida ao lado da lenda viva que é Ikonoklasta, artista e activista que tem estabelecido pontes entre Angola e Portugal.


[Jorjiana] “Time”

Em entrevista à Complex, Jorjiana fala no furacão que se formou após os seus mais recentes singles. O seu nome é um dos mais quentes do momento no game no que a talento emergente diz respeito e, na mencionada entrevista, revela mesmo que teve 30 editoras a bater-lhe à porta para a contratar — não é de espantar, dada a originalidade que lhe detectámos aqui mesmo, primeiro em Janeiro, depois em Março. Apesar de não avançar o nome do selo que escolheu representar, destaca-se a motivação por detrás de toda a operação: “Eu não quero saber do dinheiro. Eu quero longevidade e a melhor equipa que puder ter comigo.” Tudo cheira bem para os lados da emergente rapper de Michigan, inclusive o seu novo “Time”, um single onde volta a evocar a estética sexy drill jazz com que nos chamou à atenção através de “Elevator Spaghetti”.


[Kendrick Lamar] “luther” feat. SZA

O tempo passa rápido quando estamos entretidos numa dada fase das nossas vidas, mas consegue também progredir de forma muito lenta se estivermos mais ansiosos pela chegada de uma certa data em específico. Os dias parecem durar semanas desde que Kendrick Lamar e SZA confirmaram Portugal como uma das paragens da Grand National Tour e quase que nos apetece riscar já todas as entradas do calendário até chegarmos a 27 de Julho, a data em que o par promete um espectáculo de contornos épicos em pleno Estádio do Restelo, em Lisboa. Enquanto esperamos, nada como amenizar a inquietação com o videoclipe para “luther”, um dos temas que ajudaram a engrandecer o mais recente álbum de Kendrick, GNX, e que conta com a colaboração de SZA, claro.


[Black Josh] “Flu Game” feat. Sly Moon (prod. Lee Scott)

Lee Scott distribui jogo, Sly Moon assiste e Black Josh concretiza em golo. São precisos apenas três jogadores de campo em “Flu Game”, mais uma daquelas bombocas do underground britânico que estamos sempre dispostos a receber de braços abertos. É este o mais recente tema a ser destacado do alinhamento de YSL Bootleg, o primeiro — e único, até ao momento — disco selado pela sempre certeira Blah Records neste ano de 2025, que voltou a fazer de Black Josh “homem do jogo”.


[Aminé] “Arc de Triomphe” @On The Radar Freestyle

A passagem de Aminé pela rubrica On The Radar Freestyle serviu para dar a conhecer música nova. Uma semana após ter anunciado o seu próximo álbum — 13 Months of Sunshine sairá no dia 16 de Maio —, o rapper de Portland apresentou-se numa das mais emblemáticas montras do hip hop no YouTube para verter os versos de “Arc de Triomphe” — cuja versão de estúdio já foi revelada entretanto — sobre uma batida de house, tal como já havia feito em “Familiar”, o primeiro avanço daquele que será o seu terceiro LP. Está claro que a companhia de KAYTRANADA em KAYTRAMINÉ lhe fez bem.


[Feux] “PILL”

Rap alternativo? Rock indie? Não interessa muito tentar colocar rótulos à força em Feux, um dos talentos que têm vindo a florir em solo inglês nos últimos anos. Do boom bap de “Life?” aos rasgos de bass music de “CLOUD NINE”, é claro como água que este emergente artista do noroeste de Londres é um verdadeiro híbrido e veio para se desdobrar por todo o tipo de sonoridades que a sua criatividade lhe sugere. “PILL” descola-se de quase tudo o que havia feito até aqui e surge numa altura em que parece que Feux está a preparar a edição de um novo trabalho, já que o seu perfil no Spotify aponta para 2025 como sendo o ano de ANEMOIA* — e há uma playlist com a música que o tem inspirado nesta fase criativa, onde podemos encontrar outros “camaleões” musicais do Reino Unido como Jim Legxcy ou Niko B.


[Nubya Garcia] Ao Vivo @ Tiny Desk Concert

“Para que fique claro, Nubya está muito mais empenhada em soar poética, quase como se cantasse através do saxofone, do que em soltar fogo de artificio através do instrumento. Os seus solos são mais líricos do que intempestivos, mais refinados do que crus.” Foi desta forma que Rui Miguel Abreu rematou a reportagem do concerto que trouxe Nubya Garcia à Casa da Música, um sentimento que se reflecte também naquela que foi a nova passagem da saxofonista inglesa pelo palco do Tiny Desk Concert, mas aqui com uma banda mais “musculada” do que aquela que a acompanhou no Porto. O jazz renovou-se e respira de boa saúde, e álbuns como o seu mais recente Odyssey — trabalho destacado como um dos melhores de 2024 para o ReB e do qual saltam todos os temas presentes no alinhamento desta breve performance — comprovam isso mesmo.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos