Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Onyx & L’uzine] “Paris is Brurning”
As ruas da América e da Europa unem esforços através da cultura hip hop. Os históricos Onyx viram nos MCs da crew francesa L’uzine os parceiros ideais para um projecto colaborativo e o primeiro single a surgir dessa fusão deixa-nos com boas perspectivas quanto ao futuro desta parceria. “Paris is Brurning” é o avanço inaugural de Battle Royale, disco que será editado no dia 29 de Abril. Não há egos, estatutos ou línguas a impor barreiras ao acto de criação, e depois desta rara jogada internacional, será viável sonhar com uma colisão em estúdio entre os Wu-Tang Clan e os Dealema?
[Chek1 & VSO] “Cerne” (feat. MkScratch)
Chek1 está a postos para tomar Lisboa de assalto com o seu rap venenoso e tem data marcada para se apresentar ao vivo no Tokyo a 24 de Abril. SINAIS, o seu belo álbum de estreia a solo, é por si só um excelente argumento para arrastar o público até à sala de espectáculos plantada à beira-rio, mas o rapper e pordutor de Vila Nova de Gaia quis certificar-se de que tem toda a nossa atenção virada para a sua passagem pela capital: no decorrer da semana passada, juntou-se ao produtor VSO e ao DJ MkScratch para uma profunda imersão no ”Cerne” do submundo em que habita, bem ao estilo do negrume poético a que nos tem habituado especialmente através da clássica dupla que forma com Each1 — Enigmacru.
[1999 WRITE THE FUTURE & The Pharcyde] “Timeless”
Com uma produção carregada de groove e que transpira a soul, “Timeless” consegue soar a vanguardista ao mesmo tempo que evoca os anos dourados do hip hop. Depois de se estrearem em disco com hella (˃̣̣̥╭╮˂̣̣̥) ✧ ♡ ‧º·˚ (2024), os enigmáticos 1999 WRITE THE FUTURE voltam com música nova em 2025 numa faixa que tanto serve de homenagem ao passado quanto de manifesto do presente, reafirmando a arte do rap como uma linguagem intemporal e trazendo consigo os lendários The Pharcyde.
[Aesop Rock] “Checkers”
Com “Checkers”, Aesop Rock prepara o tabuleiro do game para aquele que será o seu próximo LP, Black Hole Superette, com data de edição marcada para o dia 30 de Maio pela Rahymesayers Entertainment. Entre uma estética musical psicadélica e a habitual lírica densa, o MC nova-iorquino leva-nos numa viagem pelos labirintos das ruas que nos rodeiam, onde existem possíveis perigos a cada esquina.
[Obongjayar] “Sweet Danger”
Tal como Aesop Rock, também Obongjayar reservou o dia 30 de Maio para a edição de um novo trabalho. O artista nigeriano-britânico tem estado a antecipar Paradise Now desde o final do ano passado e trouxe-nos na semana transacta o terceiro single desse projecto, “Sweet Danger”, um tema envolto em erotismo no qual o protagonista assume o papel de vilão, capaz de partir corações alheios sem a mínima preocupação.
[dj blackpower] “jbl music”
dj blackpower é o alter-ego que Michael Bonema utiliza para assinar as suas batidas, que tanto podem servir para os seus discos enquanto MIKE, para os projectos dos seus amigos ou até mesmo para beat tapes como Dr. Grabba II, que lançou este ano. Em “jbl music”, quebra a sua própria regra ao rimar numa faixa em que assina apenas como dj blackpower e, a julgar pelo título e pelo seu calendário, parece produto da vida na estrada, em que todas as paragens entre concertos servem para produzir material novo com recurso a uma qualquer coluna bluetooth. Não será descabida a ideia de romantizar um pouco a feitura do single e conseguimos facilmente imaginar que este tenha sido criado em Portugal, já que MIKE deu recentemente um par de concertos por cá (vimo-lo em acção por Lisboa) e é a própria cidade do Porto a escolhida para servir de pano de fundo no vídeo partilhado no YouTube.
[Elida Almeida] Ao Vivo @ Tiny Desk Concert
Ainda na ressaca das celebrações dos seus primeiros 10 anos de carreira, Elida Almeida viu o seu nome ascender a uma liga musical por onde só costumam passar os “grandes”. No âmbito de uma parceria com o globalFEST, a rubrica norte-americana Tiny Desk Concert recebeu a cantora cabo-verdiana naquele que é um dos palcos musicais mais famosos da esfera digital. Este é mais um nome da lusofonia a conquistar tamanha oportunidade, aqui com as sonoridades da morna e do funaná a ganhar destaque no emblemático escritório da NPR.