pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 31/03/2025

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 31/03/2025

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Jorjiana] “Wok Sauce”

Jorjiana está em subida rumo altitudes promissoras e se não apanharam a descolagem, ainda vão a tempo de acompanhar os momentos iniciais do seu voo. Dada a conhecer logo em Janeiro, “Elevator Spaghetti” mostrou como a cultura drill pode encontrar novas maneiras de se expressar em estúdio e rapidamente se tornou na sua faixa mais famosa, superando “ILBB2”, revelada em Novembro último. Foi precisamente a esse tema lançado no final de 2024 que a MC regressou há um mês para receber a já consagrada GloRilla numa remistura, sinal da aceitação do game à sua forma de rimar. O momento é o ideal para que a newcomer de Michigan possa jogar todos os seus trunfos na esperança de conquistar um lugar no trono e, se tivessemos de apostar, diríamos que pode muito bem estar a preparar a edição do seu primeiro disco. Se “Wok Sauce” é já um avanço desse desejado projecto, é cedo para o sabermos ao certo, mas pelo menos dá-nos a garantia de que Jorjiana é uma das vozes que vão assegurar a linhagem do sexy drill no futuro que se avizinha.


[YG] “2004” feat. Buddy & The Gang

E se uns apontam às sonoridades do “amanhã”, outros seguem a linha do saudosismo e recuam atrás no tempo para criar impacto no “agora”. A vibe da West Coast popularizada por Dr. Dre no seu incontornável clássico 2001 é repescada por YG para o seu mais recente single, “2004”, mas o tipo de mensagem que o rapper de Compton escolhe para adornar o tema é tudo menos igual àquela que os seus conterrâneos fizeram no passado. Num videoclipe que simula uma sessão de terapia, Keenon Dequan Ray Jackson abre o jogo para nos falar de um período conturbado da sua vida — uma violação que decorreu durante a adolescência.


[Kaiza & Benny Broker] “O Morto”

Há um par de semanas atrás, Kaiza e Benny Broker invadiram os nossos ouvidos com Conversa Fiada, um álbum que, segundo os próprios, gira em torno de temáticas como “andar na rua e morrer, meter um xanax e ter uma ideia vaga, beber álcool, dar na kiza e caçar, sem cuidado. Ir aos extremos ate chegar o depois e tibar num bar barulhento.” As barras, como é apanágio de tudo aquilo que sai do Ginásio de rimas fundado por Benny, são tensas e de difícil digestão, tal como algumas das peças visuais a que o realizador Sebastião Santana nos tem habituado, ele que assume a direcção do videoclipe para o single “O Morto”, onde podemos ver rostos desfigurados e insectos a moverem-se no underground.


[Niontay] “mumbleman”

Num passado recente, Niontay tem erguido a bandeira do mumble rap com especial afinco e tem conseguido aplicar largas doses de inventividade a um sub-género do hip hop que, muitas das vezes, cai na tão indesejável redundância. O título de “mumbleman” é dele, mas também da sua nova música, a segunda que revela do alinhamento de Fada<3of$, o longa-duração com o qual nos vai brindar a 25 de Abril. Contem com participações de MAVI, MIKE, Jadasea ou Sideshow naquele que será o sucessor de Demon Muppy (2023) — uma delícia.


[Lex Amor] “FORWARD”

Lex Amor vagueia por entre um distópico universo na curta-metragem “FORWARD”, que serve de complemento visual à música que a britânica encapsulou no seu álbum de 2024, Forward Ever. Realizado por Caleb Femi, Charlie Rees e J-L.A.Davis, o filme centra-se num imaginário surreal que certamente contará com muitas influências bebidas de Severance, uma das séries televisivas mais originais dos últimos tempos. Se a obra discográfica já era boa, a versão cinemática faz chorar por mais.


[Boldy James & V Don] “RSNS”

A consistência de Boldy James é insana, ainda para mais se tivermos em conta a quantidade de lançamentos que o rapper de Detroit solta todos os anos. Com ele é hit or hit, e quem o acompanha nas suas aventuras só pode sentir-se abençoado pela oportunidade de contracenar com alguém que maneja a caneta com tanta mestria. O caminho agora é pela Alphabet Highway, onde o Mustang de James segue a toda a velocidade com V Don no “lugar do morto”, enquanto beatmaker. E é já esta sexta-feira, 4 de Abril, que o álbum colaborativo aterra nas malhas digitais.


[Vários Artistas] “Victory Lap x RTW 2”

Se o underground inglês está novamente em estado de graça, parte da responsabilidade recai sobre Victory Lap, rubrica da Balamii Radio que tem dado destaque aos artistas que operam nos domínios do grime ou dubstep. Os cyphers são uma das componentes fortes do programa e, fruto de uma parceria com a RTW Records, nasceu em 2023 a série “Victory Lap x RTW”, cujo episódio inaugural teve um forte impacto por reunir à volta do mesmo microfone personalidades como Central Cee, Dave, Niko B ou Kebo. À segunda tentativa, a fasquia eleva-se ainda mais: ao longo de quase duas horas, Skepta, JME, Unknown T, Knucks, Novelist ou Ashbeck trocam versos por cima das vertiginosas batidas que alimentam o circuito alternativo musical do Reino Unido.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos