Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Rico Nasty] “TEETHSUCKER (YEA3X)”
Com pouco se faz muito para os lado de Rico Nasty. Três “yeah” bem gritados no refrão são o suficiente para que “TEETHSUCKER (YEA3X)” seja um hino instantâneo que a nossa cabeça teima em trazer à tona nas alturas mais aleatórias. E o melhor de tudo isto é que pode não se tratar de um caso isolado, já que este tema serve de avanço inaugural para LETHAL, o álbum de rap-rock que a MC de de Maryland está neste momento a ultimar e cuja edição está marcada para o dia 16 de Maio. Venham daí esses novos bangers.
[redoma] “lugar.”
“lugar.” é um grito de inquietação urbana, um sussurro transformado em denúncia. redoma pintam o Porto com tons de desencanto, onde cada batida ressoa como um relógio prestes a explodir — um tique-taque mecânico que acompanha o desaparecimento das moradas em favor de estruturas sem alma. A cidade vira mero lugar e a voz cortante de Carolina Viana navega entre a melancolia e a raiva contida enquanto observa a transformação do espaço. O instrumental minimalista, mas tenso, amplifica a sensação de deslocamento, enquanto o videoclipe traduz visualmente a erosão da identidade urbana, com guindastes e andaimes como espectros de um progresso impiedoso. “lugar.” não é apenas uma canção; é um manifesto, uma ferida aberta no coração de quem já não reconhece o chão onde pisa. O tema junta-se a “2572” na lista de singles que antecedem santos da minha mente, o álbum de estreia das redoma, cujo lançamento foi apontado para o dia 28 de Março.
[Chase Shakur] “LUV IN DA 6” feat. Smino
“LUV IN DA 6” é uma faixa em destaque no álbum de estreia de Chase Shakur, WONDERLOVE, lançado no início deste mês. Nascida de uma colaboração com Smino, a canção recupera um sample de “Share My World”, de Mary J. Blige, infundindo uma vibração nostálgica de R&B dos anos 90 na sua produção moderna, criando uma sensação fresca mas familiar.
[BANKS] “Meddle In The Mold”
Na sua recente aparição no A COLORS SHOW, BANKS, assina uma prestação vocal irrepreensível de “Meddle In The Mold”, uma faixa do seu próximo LP, Off With Her Head, com lançamento planeado para esta sexta-feira, 28 de Fevereiro. A actuação apresenta uma exuberante secção de cordas e um piano sombrio, que estabelecem as bases para as melodias cristalinas da artista de Los Angeles. Se a interpretação ao vivo soa desta forma, mal podemos esperar para espreitar a versão de estúdio final que será incluída no disco.
[Tixa] “Acordar”
Tixa veste a pele de uma camaleoa sonora em “Acordar”, entregando uma faixa envolvente de jersey club, perfeita para as pistas de dança, mas carregada de subtilezas. A produção de Chaylan dá-lhe um brilho electrizante, elevando a voz da artista a um território onde sensualidade e poder coexistem sem esforço. O videoclipe, com a sua estética progressivamente mais sombria, adiciona camadas ao enigma da canção, ao mesmo tempo que deixa pistas para os que gostam de ler nas entrelinhas. “Acordar” sucede a “Infeliz” e ambos os temas servem para antecipar o EP de estreia da cantora, que está prometido para breve.
[PARTYOF2] “all 4 the best”
PARTYOF2 é uma dupla de hip hop de Los Angeles, composta pelos membros Swim e Jadagrace, que nasce do colectivo grouptherapy depois das saídas de vários dos seus membros, com os quais editaram alguns trabalhos nos últimos anos. No arranque de 2025, o par “sobrevivente” anunciou a mudança de nome juntamente com o single “we owe you an explanation”, onde explicaram: “Estamos a construir uma casa nova. Mas primeiro, temos de retirar alguns esqueletos do armário.” As águas parecem cada vez menos turvas para os PARTYOF2, que com a chegada deste “all 4 the best” parecem mais coesos do que nunca e com os argumentos necessários para vingar a duas vozes.
[D Double E & Sir Spyro] “G.I.B (Grime Is Back)”
Na semana passada, JME lançou um par de novos temas, enquanto que Chip e Novelist editaram um single cada um. É caso para dizer que o grime está oficialmente de volta, e D Double E e Sir Spyro fazem menção a isso mesmo no seu mais recente esforço conjunto, “G.I.B (Grime Is Back)”. Batidas de elevado calibre e linhas de baixo com tanta pujança quanto profundidade são alimento perfeito para os nossos ouvidos, e a dupla dá aqui continuidade ao statement com que Chip se despediu de 2024, com “Grime Scene Saviours”, tema que passou por cá em revista.