pub

Fotografia: Getty Images
Publicado a: 10/02/2025

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Getty Images
Publicado a: 10/02/2025

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Kendrick Lamar] Ao Vivo @ Super Bowl LIX Halftime Show

No mesmo dia em que partilhou uma conversa com Timothée Chalamet, Kendrick Lamar foi a grande estrela musical no espetáculo do intervalo do Super Bowl LIX, no Caesars Superdome em Nova Orleães, um acontecimento marcante na história do hip hop. Como primeiro rapper a solo a ser cabeça de cartaz do segmento musical do emblemático evento desportivo, o rapper de Compton apresentou um dinâmico conjunto de temas que incluiu êxitos como “HUMBLE.”, “DNA” e, claro, “Not Like Us”. O espectáculo contou com a participação de convidados notáveis, incluindo SZA, com quem interpretou “All The Stars”, e o actor Samuel L. Jackson, que representou a personagem Uncle Sam. A performance foi ainda reforçada por uma aparição surpresa da estrela do ténis Serena Williams, que se juntou a Lamar no palco durante “Not Like Us”.


[JPEGMAFIA] “CULT STATUS”

Se Kendrick é já uma figura incontornável do mainstream, JPEGMAFIA veste a capa de herói no segmento mais alternativo do hip hop e exibe o seu “CULT STATUS” num novo e frenético single. O rapper e produtor antecipou a chegada de I LAY DOWN MY LIFE FOR YOU (DIRECTORS CUT) com este videoclipe realizado por si e por Logan Friends, que serve de suporte visual para uma das melhores novas malhas a serem adicionadas ao alinhamento do seu último álbum por intermédio de uma reedição deluxe, uma verdadeira tareia de glitches e rimas pontiagudas que contou com a ajuda de Flume na produção.


[Redman] “Lalala” feat. Method Man

É tarefa quase impossível ver Redman lançar um novo projecto sem contar com uma participação de Method Man. “Lalala” é uma das faixa de destaque do álbum Muddy Waters Too e ascende agora ao estatuto de videoclipe, enaltecendo, uma vez mais, a química duradoura e as capacidades líricas de uma dupla histórica, proporcionando uma experiência tão nostálgica quanto fresca.


[Bones & Brevin Kim] “WholeLottaMoney”

Ao longo da última década, Bones habitou-nos a escutar vindo de si algum do rap mais aterrador do presente, embora recorrendo sempre a uma fórmula que pouco se alterou no tempo e que facilmente despertava uma certa monotonia pelo decorrer da sua discografia. Agora aliado ao duo experimental Brevin Kim, o ícone do rap underground transcende pelas 12 faixas de DEMO, LP a seis mãos editado no final da semana que passou. “WholeLottaMoney” é uma das pérolas contidas no projecto e mistura o estilo sombrio caraterístico de Bones com a produção inovadora e dançável do par de Boston.


[Clairo] “Terrapin”

Clairo revelou o videoclipe para “Terrapin”, uma das canções do seu álbum Charm, de 2024. Realizado por Ayo Edebiri, o vídeo apresenta “Weird Al” Yankovic na pele de Clairo, numa atuação que mistura a estética retro com um toque de humor. O visual complementa a letra introspectiva e o tom suave da canção, realçando a exploração de momentos fugazes de afecto. Charm, lançado em Julho do ano passado, mostra a evolução de Clairo com recurso a grooves inspirados nos anos 70 e a texturas íntimas de jazz, folk psicadélico e soul. O sucessor de Sling (2021) foi elogiado pelo seu som quente e nostálgico e foi nomeado para Melhor Álbum de Música Alternativa nos Grammy Awards de 2025.


[Larry June, 2 Chainz & The Alchemist] “Generation”

Com “Generation”, já lá vão três videoclipes para a parceria formada entre Larry June, 2 Chainz e The Alchemist, que recentemente uniram esforços no longa-duração Life Is Beautiful. Realizado por Sean Kelly, a peça visual mostra o trio no meio de uma frota de carros de luxo e no interior do clube de cavalheiros Candy Trap, encapsulando os temas de opulência e sucesso da canção. A faixa conta com a produção sinistra de The Alchemist, complementada pela entrega carismática de 2 Chainz e o flow descontraído de Larry June.


[Ray Vaughn] “Impossible Patty”

A poeira parece não querer assentar. Esta fim-de-semana, Ray Vaughn, artista da Top Dawg Entertainment, lançou “Impossible Patty”, mais uma faixa que está a ser interpretada como uma resposta a Joey Bada$$, brincando com a ideia do rapper de Nova Iorque poder ser comparável a “carne falsa”. Este lançamento surge na sequência de uma troca de palavras entre os dois artistas, desencadeada pela faixa com que Joey Bada$$ abriu o ano, “The Ruler’s Back”, que representou um ataque à cena rap da Costa Oeste norte-americana. Cheira-nos que a tinta não parará de escorrer por aqui…

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos