Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[MIKE] “Pieces of a Dream”
É oficial: MIKE está a dar um novo passo na sua carreira. Depois de ter alinhado ao lado de Tony Seltzer num jogo de Pinball, o rapper e produtor de Nova Iorque voltou a alinhar a solo num single, o seu primeiro desde que lançou Burning Desire em 2023, dias após ter comemorado o seu 26º aniversário. Enquanto não anuncia a vinda de mais um álbum em nome próprio, há pelo menos a certeza de que MIKE voltará a pisar palcos portugueses muito em breve, já que a sua próxima digressão conta com datas marcadas para Lisboa e Porto em Março do ano que vem. Tudo leva a crer que outras novidades chegarão entretanto, mas até lá vale a pena manter este taciturno “Pieces of a Dream” em loop.
[Tyler, The Creator] “ST. CHROMA”
A Internet pára quando cheira a música nova para os lados de Tyler, The Creator. “ST. CHROMA” chegou sem aviso prévio ou quaisquer explicações quanto ao seu propósito, deixando o mundo inteiro a especular sobre o que poderia significar tão breve trecho sonoro por parte de uma das mais brilhantes mentes da música moderna. O nosso instinto estava certo quando noticiámos o tema por cá, com o artista a não demorar muito até confirmar de que se tratava mesmo de uma amostra daquele que será o seu 8º álbum, CHROMAKOPIA, com data de edição marcada para daqui a uma semana, a 28 de Outubro.
[Benny The Butcher & 38 Spesh] “INTERNAL AFFAIRS” feat. OT The Real
Basta escutarmos as primeira notas do baixo esculpido por Daringer para nos colocarmos em sentido, pois já sabemos que vem aí daquela cena grimy boa. Benny The Butcher e 38 Spesh não deixam passar mal a batida do colega em “INTERNAL AFFAIRS”, uma das faixas que compilaram no seu mais recente esforço conjunto que é STABBED & SHOT 2, editado na passada sexta-feira. Após o par executar na perfeição aquilo que pede este tipo de sonoridade, o convidado OT The Real recolhe os cadáveres sem deixar rasto no derradeiro verso.
[FKA twigs] “Perfect Stranger”
Depois de “Eusexua”, FKA twigs mostrou como soa o segundo single de antecipação relativamente ao seu próximo LP. Também intitulado EUSEXUA, o disco está previsto aterrar bem no início do ano que vem, a 24 de Janeiro, e espera-se que seja mais um manifesto de originalidade por parte de uma das mais disruptivas vozes da nova pop. Em “Perfect Stranger”, a cantora e produtora aponta ao futuro com a ajuda de alguns testemunhos sonoros de uma outra era, como os da eurodance e do garage.
[Ab-Soul] “All That” feat. JasonMartin & Thirsty P
Foram precisos seis anos para termos acesso ao sucessor de Do What Thou Wilt. (2016), período longo o suficiente para que se instalasse uma certa descrença quanto àquele que era um dos mais promissores talentos da Top Dawg Entertainment. Ab-Soul afastou essas nuvens cinzentas ao exibir-se em muito boa forma no seu mais recente HERBERT e não mais quer deixar voltar a fugir o momentum, tendo já traçado o plano que o levará ao seu sucessor: SOUL BURGER chega no dia 8 de Novembro e tem como avanços este “All That” e o anteriormente revelado “Squeeze 1St 2”.
[ZAIA] “STAIN”
ZAIA abraça o lado mais sombrio do hip hop através de uma panóplia de referências, que vão do horrorcore ao punk rock. O artista de Atlanta tem vindo a somar diversos lançamentos ao longo dos últimos anos, obtendo reconhecimento por algumas das faixas que encontramos encapsuladas em projectos como RESET (2019) ou VERY ALONE (2020). Depois do seu mais recente registo de longa-duração, American Psycho (2022), o rapper e produtor apenas somou três singles, sendo este “STAIN” o mais nefasto de todos eles.
[De La Soul] “Oodles of O’s”
No passado dia 26 de Julho, os De La Soul montaram uma loja de donuts pop-up alusiva a “Oodles of O’s”, um dos principais temas do seu álbum de 1991, De La Soul Is Dead. Ao longo de uma tarde inteira, Posdnuos e Maseo serviram fãs e curiosos com as suas doces iguarias — The Twizzness, The Dove, The Bear Cinnamon e The O eram os nomes dados aos quatro diferentes tipos de bolos em argola disponíveis — e também algum merchandise exclusivo. Houve ainda filmagens a decorrer no local que agora resultam no videoclipe para a clássica faixa do trio nova-iorquino, onde podemos ver clientes como Common, Black Thought, Q-Tip ou Statik Selektah.