pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/10/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/10/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Ana Lua Caiano] “Deixem o Morto Morrer” @ A COLORS SHOW

Portugal soma e segue na montra do A COLORS SHOW. Depois de nomes como Nenny, Slow J ou Dino D’Santiago, foi a vez de Ana Lua Caiano levar a sua electrónica mesclada com o folclore nacional até à plataforma alemã, por onde têm passado alguns dos mais vibrantes artistas emergentes à escala mundial. A vencedora do Globo de Ouro para Melhor Canção no passado mês de Setembro trouxe até este afamado palco digital “Deixem o Morto Morrer”, um dos temas do seu álbum de estreia Vou Ficar Neste Quadrado, editado em Março deste ano. Infelizmente, o seu potencial não fica completamente destapado nesta breve actuação, já que não podemos ver Ana Lua Caiano a operar toda a habitual maquinaria que torna os seus concertos tão diferenciados. Se nunca o fizeram, apanhem-na ao vivo, vale bem a pena.


[DJ Vibe & Sam The Kid] “Correria (STK Mix)”

Têm sido raros os dias em que podemos celebrar a chegada de novos versos de Sam The Kid. E ainda mais raros são aqueles poemas que o ícone de Chelas nos serve em instrumentais mais fora-da-caixa. “Correria (STK Mix)” é já uma das prestações mais geniais de sempre de Samuel Mira e, ao mesmo tempo, dá também origem a um marco histórico na música portuguesa, já que o coloca lado a lado com uma das lendas da electrónica de dança do nosso país, DJ Vibe, que consegue assim um valente banger para a edição digital do seu álbum Frequências. Abram as garrafas de champanhe.


[Samara Cyn] “Sinner”

Quem também soma e segue é Samara Cyn, que tem visto o seu nome constantemente assinalado por esta rubrica a cada novo lançamento. Só pode ser “Sinner” pela forma como nos “obriga” a prestar-lhe toda a nossa atenção, ou então tem uma espécie de cheat code que lhe permite emular na perfeição aquela que imaginaríamos ser a filha de Kendrick Lamar e Erykah Badu. É cada vez mais notório que a recém-chegada artista de Phoenix, Arizona, não deverá tardar até se estabelecer enquanto grande promessa no circuito do hip hop e os temas que vai lançando de forma sucessiva nunca falham em nos impressionar.


[Jim Legxacy] “aggressive”

Outro caso sério por entre a vasta malha de criativos emergentes é o de Jim Legxacy. O rapper e produtor de Londres causou óptimas impressões no ano passado com a edição de homeless n*gga pop music de forma independente, que foi o chamariz perfeito para meter a histórica XL Recordings ao barulho e endereçar-lhe um contrato com vista aos seus próximos lançamentos. Depois de ter estado ao lado de Fred again.. em “ten” e de ter lançado “nothings changed (!)” a solo, Legxacy estreia-se pelo afamado selo inglês com este “aggressive”, apresentado como sendo o primeiro avanço de black british music, mixtape que tem planeada para soltar ainda durante este ano.


[Greentea Peng] “TARDIS (hardest)”

Greentea Peng estava há dois anos sem dar sinais a título individual, mais precisamente desde o seu último álbum, GREENZONE 108. A cantora do sul de Londres foi surgindo a espaços ao emprestar a sua voz para projectos de Fliptrix ou Lord Apex e regressa agora com uma nova canção a solo, fazendo-se valer de toda a soul que escorre dentro de si neste “TARDIS (hardest)”, aqui aliada a uma linha de baixo e a um drumbreak que nos provocam espasmos no pescoço.


[AntsLive] “Alexa” feat. Keyz

Sam Kinsella dirige a mais recente peça visual a surgir no canal YouTube de AntsLive, promissor MC inglês que também tem sido referência regular por entre as páginas do ReB desde que, no ano passado, se estreou com o LP Just A Matter Of Time. Em 2024, deixou a sua marca com o sucessor Real Life e, desde então, até já somou um par de interessantes feitos, como a colaboração com Sainté em “V” e a passagem pela rubrica On The Radar Freestyle. Nesta nova peça visual para “Alexa”, tema que conta com Kairo Keyz enquanto convidado, regressa ao segundo álbum editado em Junho último.


[Dead Players] “Major Curse / Icepick”

9 anos depois de Freshly Skeletal, Dabbla, Jam Baxter e GhostTown voltaram a reactivar o trio Dead Players para deleite da população do underground. Dois dos mais ilustres rappers do circuito alternativo inglês cruzam novos e endiabrados versos em mais um longa-duração, Faster Than the Speed of Death, que nos chegou no final do mês passado através da High Focus Records. “Major Curse / Icepick” é a faixa desse alinhamento que dá origem a mais um capítulo audiovisual na história do grupo e foi filmado de forma caseira durante uma aventura na Cidade do México.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos