Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Kyan & Mu540] “Vilão da Mídia!”
Há um par de semanas, Adailton Moura assinava uma entrevista a Mu540 por entre estas páginas, dando conta à vinda do DJ e produtor brasileiro até Portugal e percorrendo o seu trajecto ímpar que tem ajudado a impulsionar uma nova cena funk brasileira que tem estado a conquistar os clubes da Europa. Depois de se ter reencontrado com o fiel parceiro Kyan no álbum Só Vilão, Aqui Não Tem Herói em Junho passado, os dois voltam a pôr a carne no assador através deste “Vilão da Mídia!”, um tema bem viciante que tem a cadência do grime vincada no seu ADN.
[INTERNET GIRL] “PULL UP”
Foi em Abril deste ano que “PULL UP” se fez escutar pela primeira vez apenas em áudio. Um par de meses depois, o trio sul-africano INTERNET GIRL chegou àquele que é já o seu terceiro EP, ROLE MODEL, onde finta as sonoridades mais óbvias que têm vindo a despontar a partir de África e aborda um tipo de punk rock onde também se denotam influências vindas da escola do hip hop. Essa veia que pulsa pela junção das batidas com guitarras distorcidas está bem patente neste mesmo “PULL UP”, que pertence ao alinhamento da versão deluxe de ROLE MODEL e teve há dias direito ao seu próprio videoclipe.
[JID] “31 (FREESTYLE)”
JID habitou-nos à espontaneidade com que vai soltando novos versos em “estilo livre” no YouTube, e sempre que o faz é motivo de festa, dada a habilidade (cada vez mais rara nos dias que correm…) com que enverga a caneta na hora de tingir folhas com rimas. Chegado no primeiro dia deste mês, “31 (FREESTYLE)” é mais um capítulo dessa saga e conta com uma batida assinada por Hollywood Cole, sobre a qual o rapper da Dreamville espalha mais um pouco da sua magia enquanto aguardamos por um sucessor de The Forever Story (2022).
[Buddy] “Buddy A Fool”
Buddy é um tonto, mas é assim que gostamos dele. O artista que melhor tem sabido fundir as linguagens do hip hop e do R&B lançou este ano o álbum Don’t Forget To Breath, onde demonstra que tanto consegue adoptar uma voz doce, como consegue “cuspir” veneno com os seus raps. É desse lado mais corrosivo que sai este “Buddy A Fool”, um tema no qual Buddy recorda alguns episódios que fazem dele aquilo em que se tornou, que depois de integrar a tracklist do LP lançado em Março último ressurge agora no formato audiovisual.
[Tierra Whack] “MOOVIES”
Avizinha-se a Festa do Cinema, que vai fazer com que várias salas do país que adiram à iniciativa exibam os seus filmes por apenas 3,5€ euros por pessoa entre os dias 21 e 23 de Outubro. Essa será, por isso, a altura perfeita para convidarem alguém para ir com vocês aos “MOOVIES”, e no mais recente disco de Tierra Whack, WORLD WIDE WHACK, encontra-se a canção perfeita para servir de banda-sonora desse momento. Divertida como sempre, a MC de Filadélfia recupera o tema para o formato de vídeo, onde o realizador Alex Da Corte a coloca numa série de dates de cinema com diferentes criaturas fantásticas numa incessante busca pela melhor companhia. Já escolheram o vosso par?
[Brodie Fresh & Boldy James] “BOLDY FRESH”
Brodie Fresh e Boldy James são “BOLDY FRESH” na primeira vez que colaboram juntos, assumindo a fusão em pleno tanto pelo título escolhido para a faixa, como pela forma com os seus versos casam tão bem um com o outro. Para Brodie Fresh, um nome ainda em ascensão no circuito do underground, este é mais um passo rumo ao álbum DOGMA, que prometeu editar algures em Novembro, e também mais uma colaboração sonante que ajuda a reforçar-lhe o estatuto, depois de ter recebido Conway The Machine, Mozzy e Maxo Kream em alguns dos singles que foi lançando no decorrer deste ano.
[KAYTRANADA] “Witchy” feat. Childish Gambino
O quadro não está famoso para os lados de Childish Gambino, que nos últimos dias se viu obrigado a interromper a digressão de despedida dos palcos devido a problemas de saúde, avançando ainda que irá ter de se submeter a uma cirurgia para ultrapassar esse obstáculo. A triste notícia chegou pouco depois de “Witchy”, o seu belo contributo para o mais recente trabalho de KAYTRANADA, TIMELESS, ter ganho nova vida no YouTube através de uma claustrofóbica peça visual dirigida por Bethany Vargas.