pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/08/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/08/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Ka] “Such Devotion”

Quanta devoção é necessária para, aos 52 anos, continuar activamente no hip hop, mesmo quando este pouco ou nada lhe ajuda a pagar as contas? Oriundo de Brownsville, Kaseem Ryan, mais conhecido por Ka, continua a salvar vidas quer pelo trabalho que desempenha enquanto bombeiro, quer pelas rimas e escreve nas horas vagas para servir em discos aos seus sedentos fãs. Manuseador da palavra como poucos, editou um novo projecto, The Thief Next To Jesus, há uma semana na sua loja digital e, até ver, não há previsões para que este fique acessível ao público em geral através das plataformas de streaming. Lançado com um vídeo no YouTube, “Such Devotion” é, por isso, um raro e urgente momento do “novo” Ka que podem apanhar por aí de livre acesso na Internet.


[A$AP Rocky] “HIGHJACK”

DON’T BE DUMB estava tão perto… O álbum que se segue nas contas de A$AP Rocky era previsto aterrar nas malhas digitais já esta sexta-feira, mas devido a complicações (entre leaks e autorizações de samples) o rapper fez saber que este apenas chegará no decorrer do Outono. Feitas as contas, o tempo de espera não deverá durar assim tanto e certamente vai custar menos depois da mostragem de um dos seus singles, “HIGHJACK”, aqui com um videoclipe a preto e branco inspirado nos universos de realizadores de cinema como Tim Burton e David Lynch.


[PlayThatBoiZay] “YOO” feat. JPEGMAFIA

JPEGMAFIA está numa lane só sua e o seu novo I LAY DOWN MY LIFE FOR YOU parte em posição privilegiada para as listas que as publicações de música vão tecer em torno dos melhores álbuns deste ano. Com a cotação em altas, Peggy espalhou mais um pouco do seu charme por “YOO”, tema que integrou o alinhamento do mais recente LP de PlayThatBoiZay, VIP, que foi alvo de uma edição na passada sexta-feira.


[Orion Sun] “Sweet”

Doce é a voz de Orion Sun e “Sweet” o seu mais recente single. Esta nova canção da cantautora e multi-instrumentista norte-americana trata-se de mais um avanço rumo ao seu álbum Orion, cujo lançamento está na calha para o dia 20 de Setembro. Introspecção e provocação em contexto de romance e embalados por um luxuoso R&B, após o primeiro par de amostras registadas em “Mary Jane” e “Already Gone”.


[Blu & Exile] “Love Is Blu” feat. Aloe Blacc

Apesar de ambos terem carreiras a solo, é quando se juntam que Blu & Exile formam um dos nomes mais sonantes para uma nova era do hip hop independente que despertou na primeira década do presente milénio. Depois de uns quantos discos aclamados, como Below The Heavens (2007) e Give Me My Flowers While I Can Still Smell Them (2012), o par tem novidades em agenda para muito em breve, já que este “Love Is Blu” serve para arredar caminho rumo a Love (the) Ominous World, um LP previsto para sair também a 20 de Setembro.


[Ruthven] “I Can’t Go There”

Em 2017, Ruthven era um dos primeiros artistas a ser apresentado pela Paul Institute, colectivo/editora que pertence aos irmãos Jai e A.K. Paul. Volvidos 7 anos, o artista londrino vai ter o seu nome inscrito num longa-duração pela primeira vez já no dia 25 de Outubro: Rough & Ready tem este “I Can’t Go There” como aperitivo e vai ser selado através de uma parceria entre a Paul Institute e a reputada XL Recordings.


[Tommy Richman] “MILLION DOLLAR BABY”

É, inegavelmente, um dos mais estratosféricos hits rubricados durante o presente ano. O nome Tommy Richman pode até nem estar na ponta da língua do mais comum dos mortais, mas o seu “MILLION DOLLAR BABY” está realmente a fazer dele um dos “bebés” da indústria que valem milhões — e nem o ex-presidente norte-americano Barack Obama deixou a faixa de lado na altura de oferecer aos seus seguidores a habitual e eclética playlist de Verão. Se Tommy Richman está condenado a ser um caso moderno de one-hit wonder, ainda é cedo demais para o prever, mas não será certamente tarefa fácil para um novato conseguir esculpir uma carreira que consiga ombrear com os números que “MILLION DOLLAR BABY” continua a conquistar a cada dia que passa. Na semana passada, riscou mais uma entrada da bucketlist e apresentou a sua famosa canção no palco do Jimmy Kimmel Live.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos