pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 29/07/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 29/07/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Ele A] “Nodi”

Do boom bap ao trap, Ele A é uma voz em clara ascensão no panorama hip hop italiano, que após os primeiros freestyles e remisturas passou para a criação de originais em contexto de estúdio para se estrear neste registo em 2022. Acqua é o seu mais recente EP e sucede à primeira amostra no mesmo formato que foi Globo, em 2023. Por lá, a artista nascida Eleonora Antognini adiciona uma reforçada componente electrónica ao seu trabalho, capaz de a aproximar dos terrenos da pop de vanguarda, como acontece neste seu novo single “Nodi”, onde reflecte sobre um período caótico da sua vida por entre uma batida frenética mas de ambiência celestial, informada pela estética do Reino Unido que tão em voga tem estado, incluíndo no nosso país — seja através de iolada, Maison Vërt ou Isaura.


[Childish Gambino] “Lithonia”

Procurem um lugar confortável para se sentarem, deixem-se imergir na escuridão, coloquem um par de headphones para intensificar os volumes e procurem não se assustar na recta final do novo videoclipe de Childish Gambino, o primeiro da era Bando Stone and The New World. O tema que mais tração tem obtido dentro do alinhamento do álbum de despedida do alter-ego muscal do polímata californiano faz lembrar o clássico “Again” de Lenny Kravitz, com doses extra de gospel, e o seu vídeo ajuda-nos a perceber um pouco melhor como será o filme que Donald Glover está neste momento a preparar, para o qual o seu último e homónimo LP serve de banda sonora.


[Cordae] “Saturday Mornings”

Prometeu e cumpriu. Há uma semana, Cordae avisava a comunidade que estávamos a entrar na era de The Crossroads e prometia uma nova canção para assinalar esse momento. “Saturday Mornings” inaugura o caminho que levará o rapper à edição do sucessor de From a Birds Eye View (2022) e coloca-o novamente lado a lado com uma das vozes mais impactantes da cultura hip hop, Lil Wayne, com quem já tinha tido a sorte de contracenar precisamente no seu trabalho anterior.


[Doechii] “NISSAN ALTIMA”

“Black bitch, purple cunt / Stack chips, smoke a blunt”. Doechii dita a sua lei em mais um videoclipe e a turma da TDE surge em peso para a apoiar. Jay Rock, Ab-Soul e Isaiah Rashad dão a cara pelos versos sagazes da colega de editora, que chega assim ao terceiro capítulo de Swamp Sessions, uma rubrica audiovisual em exclusivo para o YouTube que já gerou “CATFISH” e “BULLFROG” nas últimas 3 semanas.


[OLÍMPICO] “OLÍMPICO / DESMISTIFICAR”

Seja em que lugar for, é sempre dia de festa quando alguns dos rostos mais sonantes de um determinado circuito underground se juntam para a criação de música nova. Talvez tenha sido feriado no Brasil quando SPVIC (de Haikaiss) e Neto (de Síntese) resolveram fazer do rap alternativo um desporto OLÍMPICO, formalizando um projecto colaborativo que gerou dois singles de uma só assentada, “OLÍMPICO / DESMISTIFICAR”, no início da semana transacta. Interpretada e produzida pelos próprios, esta dupla faixa faz antever um álbum a quatro mãos que chega já no mês que vem e nos está a deixar com água na boca.


[Navy Blue] “Low Threshold”

Depois de um arranque a todo o gás, Navy Blue está a saber dosear melhor a sua arte e deixou de nos bombardear com temas e projectos a toda a hora. Ways of Knowning (2023) foi o primeiro produto desta fase mais amadurecida do rapper, coroado com o selo da mítica Def Jam Recordings e com sucessão à vista mais de um ano depois: as meditações sob a forma de rap regressam já esta sexta-feira com Memoirs In Armour, o disco que este “Low Threshold” tão bem ajuda a antecipar.


[SOPHIE] “One More Time” feat. Popstar

É no dia 27 de Setembro que aterra nas malhas digitais o derradeiro e homónimo trabalho de SOPHIE, o primeiro a ser editado após o seu precoce desaparecimento em 2021. Através de um comunicado, é-nos informado que a produtora e cantora tinha o disco praticamente terminado aquando a sua morte, tendo este sido finalizado pelos seus colaboradores mais próximos a pedido da família da artista que era um dos pilares da mais recente renovação estética no seio da pop. Depois de “Reason Why” e “Berlin Nightmare”, este “One More Time” é a terceira amostra dessa vindoura e póstuma obra.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos