pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/07/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/07/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[SALIMATA] “TAKE U DEA”

Se tem o co-sign de MIKE, então merece toda a nossa atenção. Foi no regresso do MC norte-americano ao nosso país (vimo-lo em Lisboa e Braga) que nos cruzámos pela primeira vez com a música da jovem artista de Brooklyn que, no ano passado, se estreou com OUCH pela 10k, editora independente fundada pelo mesmo MIKE. A sua capacidade de provocar mutações acentuadas nas estéticas do hip hop e da soul manteve-nos ligados ao seu mais recente LP Wooden Floors, e se já estávamos agradados com tudo o que tínhamos escutado até ao momento, o queixo descaiu completamente quando demos de caras com o seu novo single “TAKE U DEA” — trap espacial apenas ao alcance dos mais audazes cosmonautas musicais servido em conjunto com um vídeo bem original, onde borboletas, jogos de luzes, efeitos visuais e tranças azuis quase até ao chão nos transportam para um cenário em que cultura urbana e psicadelismo andam de mãos dadas.


[insyt.] “Truth Serum”

Não tem (pelo menos para já) o co-sign de MIKE, mas é quase como se o tivesse. Com base numa dieta auditiva que inclui também os nomes de MAVI, Navy Blue ou Maxo, o algoritmo do Spotify foi incansável em promover um dos temas que figuram na tracklist de Mi Casa, Su Casa por entre as habituais sugestões. Com o lançamento do respectivo videoclipe durante a semana passada, criou-se a atmosfera perfeita para trazermos o já favorito “Truth Serum” para esta rubrica. Se procuram rap como forma de alimentar o espírito, façam um favor a vocês mesmos e ouçam insyt..


[Orion Sun] “Mary Jane”

Desta vez é homónimo: o próximo projecto de Orion Sun está a caminho e intitula-se, claro, Orion, estando a sua edição prevista para o dia 20 de Setembro. Dado a conhecer em Junho, “Already Gone” foi o avanço inaugural desse longa-duração, que agora se vê confirmado com o lançamento de mais uma faixa do seu alinhamento, “Mary Jane”, na qual a inventiva cantautora de Filadélfia, actualmente sediada em Los Angeles, medita sobre os seus próprios medos e anseios à boleia de uma brisa neo-soul feita de batida e guitarra acústica.


[LL COOL J] “Passion”

Entre o hip hop e a representação, LL COOL J tem ocupado um lugar de destaque na cultura norte-americana mesmo sem ser dos mais exímios em nenhuma dessas duas formas de arte. Não esperávamos, por isso, ver uma música sua a figurar por entre uma ronda de escolhas para esta rubrica, mas a verdade é que “Passion” surpreende pela sua boa concepção e, acima de tudo, pela sua execução. Nem parece que foi há 11 anos que lançou o seu último Authentic, um álbum que, na verdade, muito pouca gente se deve sequer lembrar, ao contrário do que deverá acontecer com o seu próximo The FORCE: a julgar por este single e pela luxuosa equipa que o ajudou a alicerçar o disco (Q-Tip é o produtor integral e há rappers como Nas, Fat Joe, Eminem, Snoop Dogg ou Busta Rhymes a constar na ficha técnica), talvez já exista um bom número de ouvintes ansiosos para que chegue o dia da sua edição, 6 de Setembro.


[$NOT] “WHEN LIFE GETS RUFF”

Foi na sexta-feira transacta que $NOT se declarou Viceroy em mais um projecto selado pela 300 Entertainment. O jovem MC da Flórida voltou a operar nos domínios do trap metal e serviu-nos 17 tenebrosas faixas no seu novíssimo longa-duração, depositando em si mesmo toda a responsabilidade na tarefa de tentar captar os ouvintes para a música aqui apresentada, já que Cochise é o único artista convidado a eternizar alguns versos por entre os 40 minutos de duração da obra. “WHEN LIFE GETS RUFF” é das mais sombrias desta mais recente fornada musical de $NOT e abraçou o formato de videoclipe juntamente com a edição de Viceroy.


[Dua Saleh] “want”

No virar da década, Dua Saleh dava indícios de se vir a tornar num caso sério para o R&B contemporâneo, mas talvez a sua aventura enquanto actriz na série Sex Education lhe tenha retirado algum foco da música. Este ano, a artista sudanesa que reside nos EUA vai apostar num novo álbum, que tem “want” como segundo avanço, depois da primeira amostra que foi “unruly”. O sucessor de CROSSOVER intitula-se I Should Call Them e sai no dia 11 de Outubro pela Ghostly International.


[Judeline] “INRI”

Depois de evocar o folclore sul-americano em “mangata”, Judeline pega em referências árabes para se fazer à pista do seu muito esperado LP de apresentação. “INRI” é a mais recente canção a ser extraída desse projecto, cujo título e data de lançamento não foram ainda revelados, e volta a contar com os contributos da sua habitual equipa de produção, que para este seu próximo trabalho inclui o norte-americano Rob Bisel, ele que tem vindo a trabalhar com algumas das maiores figuras da indústria, como SZA, Eminem ou Tyler, The Creator.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos