Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Kendrick Lamar] “Not Like Us”
O beef parece ter terminado, mas as farpas continuam a voar em ambas as direcções. “Not Like Us” foi um dos temas mais sonantes a sair da troca de galhardetes entre Kendrick Lamar e Drake e tem agora um videoclipe a condizer, onde o MC de Compton disfere mais alguns golpes, agora através da linguagem visual — é possível vermos uma coruja (o simbolo da OVO de Drake) real enjaulada ou sob a forma de piñata a ser violentada por K.Dot na peça que esta semana escalou até às primeiras posições das tandências musicais do YouTube um pouco por todo o globo.
[Quavo & Lana Del Rey] “Tough”
A vida tem outro sabor no campo e “Tough” traz-nos um resumo das vivências partilhadas por Quavo e Lana Del Rey longe da azáfama das grandes cidades. Numa altura em que a Internet se questionava se o par é um casal na vida real, ninguém confirma nem desmente, mas os dois artistas parecem já ter uma certa intimidade pelo que podemos notar neste vídeo. Musicalmente, “Tough” é mais uma proposta que se junta à nova vaga que tem fundido rap e country e uma importante colisão entre duas das maiores estelas da cultura pop do presente.
[Nenny] “Normal”
Nenny está na rota certa e “Normal” é um reflexo disso mesmo. A jovem cantora de Vialonga está de volta aos singles e este seu novo lançamento terá certamente um sabor ainda mais especial, já que voltou a contar com a ajuda de Arrow Benjamin, que tem no seu portfólio colaborações com algumas das maiores vedetas da esfera R&B, como Beyoncé e Alicia Keys, ele que já tinha estado ao lado da portuguesa em “Bossy Girl”. E parece que as novidades de Nenny não se vão ficar por aqui, conforme deu a entender numa breve entrevista concedida a Ricardo Farinha durante a tarde de hoje e que será publicada por cá dentro de muito em breve.
[Lee Scott] “Ginkgo Biloba”
Na introdução do seu novo tema, Lee Scott recupera um trecho do que parece ser o início de um teste à capacidade de memória dirigido por um médico. O título escolhido, “Ginkgo Biloba”, remete-nos à planta que é comumente utilizada na medicina chinesa para potenciar as nossas capacidades cerebrais e dá ainda mais força aos versos de um Lee Scott em modo desnorteado, talvez por estar ainda incrédulo com o importante anúncio que fez há um mês: o head honcho da Blah Reocrds vai finalmente estrear-se na Austrália e na Nova Zelândia e logo com uma digressão que contém 7 datas ao vivo, todas entre Agosto e Setembro.
[Nia Smith] “Personal”
2024 é ano de estreia para Nia Smith, cantora de Brixton que teve como primeiro lançamento “Give Up The Fear” em Maio. Novamente com Jimmy Napes (que já assinou vários êxitos para Sam Smith) na produção, a emergente artista fala-nos do final de uma relação e pede à outra parte que não leve o assunto demasiado “Personal”. Sem revelar ainda se já tem planos para um disco de apresentação, Smith apalpa mais terreno com um segundo single, dado a conhecer um par de dias após ter feito parte do espectáculo de abertura de SZA no Hyde Park, em Londres.
[Amaarae] “Angels in Tibet” Ao Vivo @ Vevo
Da pop assumida à estética nigeriana do alté, tudo aquilo em que Amaarae toca facilmente vira etéreo. É esse o caso de “Angels in Tibet”, a faixa mais rodada do seu segundo álbum, Fountain Baby (2023), que vai buscar as suas influências ao funk brasileiro e abre espaço para que a artista norte-americana de origem ganesa nos fale sobre a sua libido, que é alimentada tanto pelas suas parceiras como por bens de luxo. Foi essa a canção trazida por Amaarae até aos estúdios da Vevo para esta performance ao vivo, que aterrou no YouTube poucos dias depois de ter editado roses are red, tears are blue — A Fountain Baby Extended Play, um pequeno conjunto de temas inéditos que servem de complemento ao seu mais recente LP.
[Your Old Droog] “Mercury Thermometers / Success & Power”
É com um pequeno freestyle em jeito acapella que Your old Droog nos dá as boas-vindas ao seu novíssimo videoclipe. A peça visual dirigida por Control Machine Productions engloba duas das faixas de Movie, o longa-duração editado de forma independente no final do passado mês de Junho e que, para muitos, é já um dos lançamentos mais importantes de 2024 para a esfera mais autoral dentro da cena rap. “Mercury Thermometers” é produzida por Conductor Williams, enquanto que “Success & Power” foi esculpida sobre uma batida de Just Blaze, e ambas vão estar em destaque já no dia 10 de Julho, que é quando o rapper nativo de Brooklyn se vai apresentar ao vivo na sua própria cidade, Nova Iorque, juntamente com Che Noir.