Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[The Alchemist] “Seasons Change”
Novidades de Alchemist? São aos pontapés. Só este ano, a lenda viva de Beverly Hills, California, contribuiu para músicas de Kendrick Lamar, Roc Marciano, Benny The Butcher, J. Cole, Chuck Strangers, Conway The Machine ou Action Bronson, tendo ainda reactivado a dupla Gangrene com o álbum Heads I Win, Tails You Lose, e formado uma frutuosa parceria com Hit-Boy — primeiro no EP a quatro mãos THEODORE & ANDRE, depois com Big Hit metido ao barulho em Black & Whites. Não há pai para ele. Mas existe um filho, e é a ele que o rapper e beatmaker dedica o seu mais recente single, lançado ontem, data em que se assinalou o Dia do Pai nos Estados Unidos da América.
[James Blake] “Let Her Know”
Agora é ele quem define as regras. Depois de romper com a sua ligação à Universal Music Group, James Blake fundou a sua própria plataforma e tem sido bastante vocal face à dificuldade que os artistas têm tido para fazer a sua música render no actual modelo de distribuição, onde imperam as plataformas de streaming. CMYK foi a editora independente que criou para lançar o seu novo material e CMYK 002 é o primeiro projecto a levar o carimbo desse selo, um EP que aterrou de surpresa no sábado passado, um dia após o artista e produtor ter protagonizado um evento de 12 horas em Nova Iorque. “Let Her Know” foi a faixa escolhida como single desse trabalho.
[Action Bronson] “Sega”
É Alchemist quem assegura a batida deste “Sega”, tema que sucede a “Nourish a Thug” na campanha que visa promover o próximo álbum de Action Bronson, Johann Sebastian Bachlava The Doctor, cuja data de edição não foi ainda revelada. O tom humorístico e descontraído do MC de Queens salta ainda mais à vista neste segundo avanço do sucessor de Cocodrillo Turbo, fazendo-se valer de referências a wrestling, futebol americano, lendas do jazz e até, claro, à grande empresa de videojogos que inspira o título de “Sega”.
[Victoria Monét] “Alright”
Victoria Monét não integrou a lista de convidados de TIMELESS, mais recente LP de KAYTRANADA, mas este “Alright” podia muito bem ser mais um dos bangers que o produtor canadiano agrupou no disco lançado no início deste mês. Em vez disso, a faixa produzida por Louis Kevin Celestin foi directamente para o catálogo da cantautora norte-americana, tendo entrado nas contas de JAGUAR II e que agora conta com três novas versões — acapella, instrumental e acelerada. Dave Meyers dirige este videoclipe que presta homenagens as grandes nomes da música pop, como Michael Jackson ou as TLC.
[AKTHESAVIOR] “Mhmm”
Não era propriamente o desfecho mais óbvio para um rapper que integra os The Underachievers e que já vimos representar a Beast Coast, mas a verdade é que os versos de AKTHESAVIOR e os instrumentais de afrobeats casam na perfeição. É mesmo essa a receita de Industry Lane, um curta-duração lançado no final da semana passada pelo MC de Nova Iorque, com produções de Silk Beats, do qual faz parte este “Mhmm”.
[Fliptrix] “Dragonfly Steeze”
Desta vez é assunto sério. Depois de ter lançado os singles “Funky Microphone” e “Cosmic Scenes” em 2024, a sua primeira fornada de música nova desde Mantra No. 9 (2023), Fliptrix atira-se a este “Dragonfly Steeze” com a garantia de que tem mais um LP a caminho da sua High Focus Records. Dragonfly é o título do trabalho que o rapper inglês tem estado a esculpir fora do radar, refundido por entre as montanhas do nosso país, com a ajuda dos Leigh Brothers, dupla de produção composta por Leaf Dog & Illinformed. O álbum vem descrito no Bandcamp como sedo uma das experiências mais intimistas de sempre de Fliptrix, que aborda temas como a morte inesperada do pai, cuja banda de rock que manteve na década de 70, Dragonfly, oferece nome ao disco.
[KiLLOWEN & Tommy Villiers] “Top Bins”
É impossível escutar “Top Bins” sem imaginar o quão bem encaixaria numa banda sonora de FIFA (agora EA Sports FC). A estética breakbeat aliada a um vocabulário (e vídeo) que respira futebol torna esta faixa criada por KiLLOWEN e Tommy Villiers a trilha perfeita para acompanhar peladinhas no ringue do bairro com os amigos ou, claro, nas partidas do Campeonato Europeu de Futebol, que arrancou há dias na Alemanha e nos vai colocar a todos a torcer por Portugal já amanhã.