pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/06/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/06/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Belly] “Patience vs. Patients”

A guerra que Israel está a impor em território palestino não é um assunto fácil de digerir para o comum dos mortais, mas ganha proporções ainda maiores na alma daqueles que têm algum tipo de raízes com o país invadido. Dentro da comunidade hip hop, o rapper palestino-canadiano Belly é um dos nomes mais inconformados com a questão neste momento e foi por isso mesmo que, no final da semana passada, dedicou um disco inteiro à crise humanitária que está a ter lugar na Faixa de Gaza. 96 Miles From Bethlehem é um longa-duração sombrio que pinta o cenário macabro montado no país onde nasceu (mudou-se para o Canadá quando tinha 7 anos) e ao qual pertence este single “Patience vs. Patients”.


[James Blake] “Thrown Around”

Nos últimos meses, James Blake tem sido bastante vocal no que toca à dificuldade que os artistas têm tido para fazer render as suas obras no formato actual em que a industria musical assenta, completamente dominado pelas plataformas de streaming. Depois de ter criado a sua própria Vault.fm, o cantor, músico e produtor inglês voltou a editar um novo tema através dos meios de distribuição mais comuns, o seu primeiro enquanto artista independente, quase um ano após se ter despedido da Universal Music Recordings com Playing Robots Into Heaven.


[SP Deville] “News News News”

Não é o formato audiovisual no qual se costuma apostar por esta rubrica, mas a sua urgência leva-nos a abrir a excepção. Por esta altura, certamente que muita gente se tem perguntado pelo paradeiro de SP Deville, e é o próprio quem nos coloca a par das novidades através de uma espécie de mini-livestream intitulada “News News News”, onde o rapper e produtor, actualmente sediado no Reino Unido, mostra que, também ele, edificou a sua própria plataforma de distribuição musical. É em spdeville.com que podem acompanhar o desenrolar da carreira deste emblemático player do hip hop nacional, com direito à escuta e compra do seu catálogo — das faixas mais recentes àquelas que ficaram nos arquivos por editar ao longo dos anos. E mais: o artista nascido Pedro Sousa adiantou estar ainda a trabalhar num par de projectos, PALANCA LUSITANA (álbum) e MY NAME IS PEDRO (EP). Sintonizem.


[Jessie Reyez] “SHUT UP” feat. Big Sean

É com um valente banger que Jessie Reyez diz olá a 2024 a título próprio. Depois de, há um ano, ter recebido Miguel em “JEANS” e de, em Abril passado, ter visto o seu “Child of Fire” (da banda sonora de Rebel Moon) dar entrada no mercado digital, a MC e cantora canadiana contracena pela primeira vez com Big Sean neste possante “SHUT UP”, que foi apresentado em conjunto com uma peça visual dirigida por Priya Minhas.


[Big Hit, Hit-Boy & The Alchemist] “Godfather, Pt. 2” feat. Boldy James

Três dos mais activos nomes do game uniram esforços para um disco colaborativo. No final da última semana, Black & Whites juntou Big Hit, Hit-Boy e The Alchemist num alinhamento de 12 faixas com rap para graúdos e sem recorrer a um grande número de convidados, mostrando que este é um trio que vale por si mesmo na maior parte das faixas do LP. Uma das excepções abertas recaiu neste “Godfather, Pt. 2”, e ainda bem que assim foi, já que os versos de Boldy James casam na perfeição com os do veterano Big Hit.


[BADBADNOTGOOD] “Celestial Hands”

Os BADBADNOTGOOD têm estado imparáveis e só nas últimas três semanas editaram um igual número de EPs. Selados através de uma parceria entre a XL Recordings e a Innovative Leisure, os três volumes de Mid SpiralChaos, Order e Growth — sairam antes do concerto da banda canadiana em Lisboa, que aconteceu na Aula Magna na passada quinta-feira, 30 de Maio. Se perderam a actuação, podem sempre dar um salto ao canal YouTube do grupo para ver algumas das músicas desta trilogia a serem interpretadas ao vivo, como é o caso deste mais recente “Celestial Hands”.


[Olivia Dean] “Dive”

E falando em música ao vivo, estamos prestes a dar entrada na temporada dos tão aguardados festivais de Verão, onde vamos poder testemunhar em palco alguns dos nossos artistas favoritos em programações curadas de norte a sul de Portugal. Um desses certames é o MEO Kalorama, que vai trazer até Lisboa nomes como Massive Attack, Loyle Carner, LCD Soundsystem, Jungle, Burna Boy, Yves Tumor ou Olivia Dean, esta última uma das convidadas a integrar o cartaz do último BBC Radio 1’s Big Weekend, que tem estado a colocar à nossa disposição, via YouTube, alguns dos momentos mais marcantes da edição que decorreu no final de Maio. A graciosidade vocal de Dean está bem patente neste “Dive”, um dos singles extraídos de Messy (2023), o álbum de estreia desta nova e entusiasmante voz da neo-soul britânica.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos